Eduardo Oliveira, atleta do Corinthians Asa Delta, venceu a etapa do oitavo dia pelo 22º Campeonato Mundial de Asa Delta (22º FAI World Hang Gliding Class 1 Championship), na Itália.
Eduardo Oliveira e David Brito Filho, atletas do Corinthians Asa Delta – Foto SCCP/EsportesTerrestres
O torneio, que acontece de 13 a 27 deste mês, em Tolmezzo, Itália, reúne os atletas que representam a elite do esporte no mundo inteiro. Dois atletas corinthianos, David Brito Filho e Eduardo Oliveira participam do elenco da Seleção Brasileira, que, no momento, está na segunda colocação por países.
David Brito – Foto Corinthians Asa Delta
David voa desde 1994, é instrutor de voo duplo e figurou em diversas ocasiões entre os cinco melhores pilotos no ranking nacional. Eduardo voa desde 2002, esteve presente na Seleção Brasileira nas últimas quatro copas mundiais, e foi campeão Brasileiro da modalidade em 2007.
Foto: Confederação Brasileira de Voo Livre
A região de Tolmezzo, onde está sendo realizado o torneio, possui paisagens tão deslumbrantes quanto desafiadoras, pois seu relevo mistura montanhas altas (região dos Alpes italianos) e escarpadas, com muitas pedras agudas expostas ao sol forte. É uma região extremamente acidentada e sujeita a mudanças meteorológicas repentinas, com térmicas de alta velocidade vertical e muita turbulência. Tolmezzo fica no nordeste da Itália, com isso as provas tem passagens e pousos também na Eslovênia e na Áustria.
O torneio é organizado pela Federação Internacional de Aeronáutica (FIA) e pelo Aeroclube da Itália e tem, este ano, 150 pilotos de mais de 50 países. Existem grandes possibilidades da Seleção Brasileira alcançar um podium, especialmente por equipes, visto a tradição do Brasil nesse torneio, que é a principal competição da modalidade.
Por Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados