Contratação do volante colombiano foi um pedido especial do novo treinador Tiago Nunes
Quando o nome de Cantillo surgiu no noticiário, por estar na lista de reforços repassada por Tiago Nunes para a Diretoria do Corinthians, muitos se perguntavam quem seria esse jogador.
Em pouco tempo, devido à grande curiosidade, muitos descobriram que o volante tinha como ponto forte a construção inicial de jogadas, um ritmista nato.
Apresentado no Corinthians, com direito a vários elogios do novo treinador, Cantillo foi integrado ao plantel e de forma rápida se adaptou.
Nos primeiros jogos na Florida Cup, já se percebia seu futebol diferenciado. No Campeonato Paulista, o jogador apenas estreou na quinta-feira, na segunda etapa da partida, devido a problemas burocráticos referente ao pagamento de valores ligados a sua compra pelo Timão. Quando entrou em campo, o time mudou completamente sua saída de bola e, consequentemente, a produção no ataque logo começou a crescer. Ele deu vários passes e enfiadas certeiras, algumas delas desafiando as linhas adversárias, com a bola passando milimetricamente em curtos espaços entre os atletas adversários.
Na vitória contra o Santos, mais uma vez, Cantillo brilhou em campo, ditando o ritmo do início da construção das jogadas, fazendo, inclusive, o futebol de Camacho crescer. Cantillo teve participação importante no primeiro gol, ao fazer um lançamento maestral para Fagner receber no corredor de ataque e depois cruzar para Everaldo abrir o placar. Tal tipo se passe/lançamento longo e preciso, seja por baixo ou por cima, quebra as linhas de marcação adversária, fazendo o time do Corinthians em poucos segundos conseguir agredir o adversário perto do seu gol.
Contra o Santos, segundo estatísticas do Footstats Premium, Cantillo deu 33 passes, errando apenas um deles, além disso foi o segundo jogador corinthiano que mais desarmou e o líder em viradas de jogo.
LEIA TAMBÉM: - Tiago Nunes explica entrada de Sidcley e banca sua titularidade - Yony González perto de ser anunciado pelo Corinthians - Em clima de alegria, Boselli “dá bronca” em Janderson: "Nos fez correr o segundo tempo todo"
Tais atuações brilhantes vem rendendo elogios na crítica futebolística nacional, que está encantada com tamanha qualidade do atleta, até então pouco conhecido no Brasil.
Após a vitória no clássico, Nunes falou mais uma vez sobre Cantillo, destacando seu papel importante em campo.
“Ele dá esse volume de jogo que a gente precisa e o equilíbrio entre a troca de lado da bola, que você tem que explorar o adversário ou por fora do campo, pelas laterais, ou pelo centro, pelas jogadas mais de combinação pelo meio campo. Ele consegue achar esse timing de equilíbrio, entre jogadas de profundidade e jogadas também de combinação curta.”
“Então é um jogador de excelência, de muita qualidade técnica, e tem uma combinação de jogo muito casada com o próprio Camacho, que também dá esse volume de construção. Vamos ver se a gente consegue manter essa regularidade. Até o momento bastante satisfeito por tudo que ele vem construindo.”
Por Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados