- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
No último domingo (28), a vitória do Corinthians sobre o Athletico-PR, na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 16h (Brasília), e o empate entre Internacional e Santos, no Beira-Rio, garantiram o Timão pelo menos na fase preliminar da Libertadores de 2022. Além disto, a classificação à competição continental garantiu o clube alvinegro na terceira fase da Copa do Brasil do ano que vem.
Isto acontece porque o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê que os times que conquistam a Série B do Brasileirão (Botafogo), Copa Verde (Nova Mutum, Vila Nova, Remo ou Paysandu), Copa do Nordeste (Bahia) e todos os classificados à Libertadores (por enquanto Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Athletico-PR), vão para a terceira fase do mata-mata nacional.
Desta forma, ao contrário de outros 80 clubes espalhados pelo Brasil, o Timão não precisará disputar as duas primeiras fases do torneio nacional. Curiosamente, a equipe alvinegra irá entrar justamente na fase em que foi eliminada na temporada 2021, quando não conseguiu superar o Atlético-GO, em junho.
O Corinthians disputará a Copa do Brasil pela 27ª vez em sua história. Criada em 1989, a competição contou com o clube alvinegro campeão em três oportunidades: em 1995, em 2002 e em 2009, quando contou com Ronaldo Fenômeno em seu elenco. Além disto, o Timão ficou com a medalha de prata em outras três ocasiões: em 2001, 2008 e 2018.
Apesar de ter garantido vaga na Libertadores do ano que vem, o time de Sylvinho ainda briga para carimbar a qualificação direta à fase de grupos. Para isto, uma vitória sobre o Grêmio, no próximo domingo (05), na Neo Química Arena, é fundamental.
Veja mais:,
Morte de Mário Sérgio Pontes de Paiva completa cinco anos
A vez de João Pedro? Suspensão de Fagner pode render primeira chance ao lateral no time titular
Corinthians alcança terceira maior sequência na Neo Química Arena e Sylvinho iguala marca de Tite