A temporada está chegando ao fim, e o Corinthians já começa a pensar em 2024. De olho em uma reformulação no atual grupo de atletas, o clube deve contar com algumas saídas e outras chegadas de jogadores para a próxima temporada. Junto com contratações, alguns nomes emprestados podem ser alternativas para compor o elenco alvinegro no próximo ano.
O Corinthians conta, atualmente, com nove jogadores emprestados: o goleiro Ivan (Vasco), o lateral-direito Daniel Marcos (Ferroviário), os zagueiros Léo Santos (Ceará) e Raul Gustavo (Bahia), o volante Luis Mandaca (Juventude) e os atacantes Eduardo Tanque (Aimoré), Jonathan Cafu (Cuiabá), Léo Natel (Melbourne City) e Rodrigo Varanda (América-MG).
Dessa lista, apenas três nomes despontam como possíveis alternativas para o Corinthians na próxima temporada: o goleiro Ivan, o zagueiro Raul Gustavo e o volante Luis Mandaca. Veja a situação de cada um abaixo:
Ivan
O goleiro foi comprado pelo Corinthians no início de 2022, após se destacar na Ponte Preta, mas fez apenas três jogos com a camisa alvinegra, todos na última temporada. Pela alta concorrência na reserva imediata de Cássio, Ivan acabou emprestado ao Vasco para 2023, com cláusulas de obrigação de compra em caso de metas alcançadas.
Os objetivos determinados em número de jogos, no entanto, não foram alcançados. Ivan não entra em campo pelo Vasco desde o Campeonato Carioca e perdeu espaço para Léo Jardim no gol vascaíno. Por isso, o goleiro não deve ser comprado pelo clube cruz-maltino e a tendência é de um retorno ao Corinthians na próxima temporada. Ele tem contrato definitivo até dezembro de 2024.
Raul Gustavo
Jovem, Raul Gustavo foi bastante utilizado pelo técnico Vítor Pereira em 2022, sendo titular em alguns momentos da temporada no rodízio promovido pelo treinador português. Porém, o Corinthians decidiu emprestar o zagueiro ao Bahia em 2023 para dar espaço ao garoto Caetano, que vinha de bons empréstimos nos últimos anos.
Raul Gustavo começou bem no Bahia e era titular do time no primeiro semestre, mas sofreu grave lesão e precisou operar o joelho em março, perdendo espaço na equipe. O zagueiro já se recuperou completamente do problema físico, só que atuou em apenas três dos últimos 14 jogos disputados pelo Tricolor. A tendência é de um retorno ao Corinthians em 2024, clube com o qual tem contrato até dezembro do ano que vem.
Luis Mandaca
Mandaca fez sua estreia como profissional do Corinthians em 2021, com Vagner Mancini, mas voltou para a base ainda naquele ano e, em 2022, foi emprestado ao Londrina, onde fez boa Série B. No entanto, apesar do destaque, foi novamente cedido em 2023, agora para o Juventude.
O volante, de apenas 22 anos, vive situação parecida com a de Raul Gustavo. Mandaca era titular absoluto e um dos principais jogadores do Juventude no primeiro semestre, mas sofreu uma lesão muscular na 12ª rodada da Série B, contra o Tombense, perdeu alguns jogos e, quando voltou, viu a concorrência aumentar no time. O jogador tem contrato com o Corinthians até agosto de 2024 e pode ser opção após bons empréstimos.
E os outros?
Dos outros seis emprestados, três têm contratados perto do fim com o Corinthians e não seguirão no clube em 2024: Léo Santos (vínculo até 31/dez/2023), Jonathan Cafu (até 31/dez/2023) e Rodrigo Varanda (até 31/jan/2024). Já Léo Natel, Eduardo Tanque e Daniel Marcos, todos com acordos até o final de 2024, devem seguir emprestados.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians lança relógio inteligente oficial em parceria com empresa de tecnologia
Fernando Lázaro e Bruno Mazziotti ganham respaldo no Corinthians após chegada de Mano Menezes
Dupla do Corinthians não sai do banco de reservas nos jogos de Uruguai e Paraguai nas Eliminatórias
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados