Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que torcida flamenguista segue na liderança do ranking com a Fiel em segundo lugar
Que o torcedor do Corinthians não se importa com quantidade e sim com qualidade, todos sabem, afinal, a marca da Fiel é a sua paixão e apoio incondicional ao Timão, e isso é o mais importante para os loucos do bando, contudo, algumas pesquisas apontam situações que os corinthianos nem sempre compreendem.
O Corinthians aparecia bem abaixo do Flamengo nas pesquisas, há cerca de 25, 30 anos. Depois de uma regularidade de títulos, desde a década de 90, a Fiel torcida apareceu nas pesquisas encostada na torcida do Flamengo na década de 2000.
Ocorre que, mesmo depois de encostar, estranhamente a “ultrapassagem” nunca ocorreu, segundo os institutos, sendo que chegou haver o empate técnico, considerando a margem de erro das pesquisas, que a maioria da mídia esportiva estranhamente evitou falar, já que não se viam manchetes do tipo “Flamengo e Corinthians estão empatados em números de torcedores”.
Na década de 2010, considerando até os dias atuais, a sequência de títulos regulares do Corinthians ficou ainda mais forte, mas, estranhamente, a “ultrapassagem” nunca ocorreu e o pior, agora, a nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que a Fiel continua com 14 pontos percentuais, assim como na última pesquisa feita no início de 2018, e a torcida do Flamengo teria saltando de 18 para 20 pontos. De 2014 a 2018 os números teriam ficado iguais, segundo o Datafolha, mas, agora, a torcida do Flamengo saltou 2 pontos em pouco mais de 1 ano.
O Flamengo, embora com um time de qualidade atualmente e perspectiva de brigar por títulos importantes, acumulou frustações seguidas por muito tempo, inclusive ganhando o apelido de “cheirinho”, uma zoeira surgida contra a mensagem dos flamenguistas de que sentem cheiro real de título.
Assim, parte da Fiel continua sem compreender tais levantamentos, bem como segue valorizando a fidelidade e a paixão do Bando de Loucos, dando “de ombros” para algumas pesquisas e sabedora de certas circunstâncias, como a existência de torcedores “terceirizados”.
Por Redação Central do Timão
Pesquisa feita por Datafolha, parceira da Globo, exatamente em uma excelente fase do Flamengo, entrevistando 2800 pessoas, sendo 1800 na região Sudeste… É só juntar o quebra-cabeça. Tá facinho entender.