O técnico Tiago Nunes acredita que o Corinthians de Vítor Pereira segue com um “jogo pragmático” mesmo com várias contratações de jogadores badalados internacionalmente nos últimos anos. Para o ex-treinador do Timão, o português, conhecido por ter um estilo ofensivo em sua carreira, não conseguiu mudar a cultura do clube nestes pouco mais de cinco meses de trabalho.
“Hoje eu tenho certeza que ninguém muda a cultura, basta ver o que esta acontecendo neste momento. O Corinthians contratou inúmeros jogadores reconhecidos internacionalmente e continua com jogo pragmático. Trouxe um treinador de fora, com uma característica ofensiva e tem um jogo pragmático, porque a cultura é muito maior. Você não consegue mudar isso da noite para o dia”, declarou Tiago Nunes, em entrevista ao Resenha ESPN.
Tiago Nunes também acredita que os resultados obtidos por Vítor Pereira têm dado uma “comodidade” ao trabalho do português no Corinthians. O treinador europeu, vale lembrar, levou a equipe à vice-liderança do Brasileirão e às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.
“Não só ao que gostam, mas ao que traz o resultado e traz uma comodidade. Em clubes deste tamanho, não basta só jogar, você tem que ganhar, você tem que produzir resultado para ter sobrevivência e tempo para se estabelecer”, complementou Tiago Nunes.
Por fim, o técnico de 42 anos recordou as dificuldades que teve ao tentar mudar a filosofia de jogo e a cultura de resultados do Corinthians. Tiago Nunes disse que buscou alterar diversos processos dentro do clube, mas não obteve êxito. Para o treinador, o insucesso aconteceu porque modificações causam “desconfortos”.
“No Corinthians, especificamente, eu cheguei lá ‘vamos mudar’. Bom, eu fui contratado para mudar a filosofia, então vou mudar. Vamos mudar as características dos jogadores, vamos mudar o processo de treinamento, vamos mudar a gestão de processos internos de comunicação com os departamentos, vamos mudar tudo. Coloquei a mão na massa para trabalhar. Só que na prática, no dia a dia, no operacional a mudança não faz bem.”
“A mudança causa desconforto, a mudança tira as batatas do lugar. Você começa a movimentar com muita gente, com muitas pessoas e isso causa estresse, causa desconforto. E se não vier associada diretamente com o resultado, você não tem longevidade”, concluiu.
Tiago Nunes chegou ao Corinthians para comandar a equipe na temporada de 2020, após fazer sucesso no Athletico-PR, onde conquistou Copa do Brasil e Sul-Americana. O treinador, no entanto, não teve o sucesso esperado e foi demitido pelo clube em setembro daquele ano, após 27 jogos, nove vitórias, dez empates e oito derrotas.
Veja mais:
Corinthians não pretende facilitar eventual saída de Willian
Corinthians recebe Atlântico buscando encostar nas primeiras posições da LNF; saiba tudo
Corinthians marca apresentação de Fausto Vera após ‘correria’ e três jogos em seis dias
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados