- Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
Rio-São Paulo, taça estadual e Brasileirão; 10 de julho traz jogos marcantes na história do Corinthians
O dia 10 de julho, apesar de não trazer títulos tão gigantescos como o Paulista de 1977 e a Libertadores de 2012, tem um lugar na história do Corinthians por conta de conquistas sobre os dois maiores rivais da cidade de São Paulo. A Central do Timão separou três jogos que marcaram a data.
Corinthians 1×0 Palmeiras – 10 de julho de 1954
O Corinthians estabeleceu uma certa hegemonia nos primeiros anos da década de 1950. O esquadrão formado por Luizinho, Cláudio e Baltazar foi um dos melhores times do século passado no Brasil. O historiador Celso Unzelte afirma que esse foi o primeiro time brasileiro a ter uma hegemonia nacional.
E não é para menos, entre 1950 e 1955, o Corinthians venceu 66,4% dos seus jogos e perdeu apenas 15,2% das partidas. Além disso, marcou 784 gols, uma média de 2.7 por jogo. No período, conquistou três Campeonatos Paulistas, três Rio-São Paulo e uma Pequena Taça do Mundo.
Justamente no dia 10 de julho de 1954, entrou em campo contra o Palmeiras pela final do Rio-São Paulo daquele ano. Em uma época com o futebol muito regionalizado no Brasil, o torneio em questão representava algo próximo de uma conquista nacional. Assim, logo aos 29 minutos do dérbi, Cláudio marcou o gol que deu o título ao ‘mágico’ Corinthians.
Ficha técnica do jogo
Corinthians 1×0 Palmeiras
10 de julho de 1954
Torneio Rio-São Paulo
Estádio do Pacaembu
Árbitro: Juan Lorenzo Castaldi
Público: 35.000 pagantes
Corinthians: Cabeção, Homero, Olavo, Idário (Diogo), Goiano, Roberto, Cláudio, Luizinho, Paulo, Nardo e Simão. Técnico: Oswaldo Brandão.
Palmeiras: Cavani, Maoelito, Cação (Cardoso), Waldemar Fiúme, Tocafundo, Dema, Elzo (Moacir), Humberto, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. Técnico: Cláudio Cardoso.
Gols: Cláudio (29′).
Corinthians 4×4 São Paulo – 10 de julho de 1966
Outro título foi conquistado em um 10 de julho contra um rival paulista. Trata-se da Taça Laudo Natel, um torneio estadual disputado em 1966. Naquela tarde, o Corinthians enfrentou o São Paulo em um jogaço que terminou empatado em 4×4. Com Rivellino em campo, a partida eletrizante teve seu placar finalizado já aos 44 do segundo tempo, quando Nair marcou de pênalti para o Timão.
A conquista mostra que o Corinthians não ficou exatamente 23 anos sem títulos, mas sim sem campeonatos de expressão, como o Paulista.
Ficha técnica do jogo
Corinthians 4×4 São Paulo
10 de julho de 1966
Estádio do Pacaembu
Taça Laudo Natel
Árbitro: Olten Aires de Abreu
Corinthians: Marcial, Galhardo (Jair Marinho), Eduardo, Clóvis, Maciel, Nair, Rivellino, Marcos (Bataglia), Flávio, Tales e Gílson Porto (Nílson Borges). Técnico: Oswaldo Brandão.
São Paulo: Fábio, Osvaldo Cunha, Advaldo, Penachio, Tenente, Carlos Alberto, Nenê, Iauca (Ferreti), Prado, Babá e Adiber. Técnico: Aymoré Moreira.
Gols: Babá (10′), Flávio (38′), Marcos (55′), Osvaldo Cunha (61′), Ferreti (64′ e 85′), Nílson Borges (70′) e Nair (89′).
Corinthians 3×1 Palmeiras – 10 de julho de 2005
O jogo não representou nenhum título, mas foi uma vitória importante do Corinthians de 2005, que brigava pelo Brasileiro. Enfrentando o maior rival no Morumbi, o Timão virou a partida após o gol inicial de Leonardo Silva. Já nos minutos seguintes, Gustavo Nery empatou. Depois foi a vez de Rosinei sair do banco e marcar dois e ajudar o Corinthians a triunfar no Derby.
Ficha técnica do jogo
Corinthians 3×1 Palmeiras
10 de julho de 2005
Campeonato Brasileiro
Estádio do Morumbi
Árbitro: Luís Seneme
Público: 39.629 pagantes
Corinthians: Fábio Costa, Édson, Betão, Marinho, Gustavo Nery (Marcus Vinicius), Marcelo Mattos, Mascherano, Roger (Hugo), Carlos Alberto (Rosinei), Tevez e Jô. Técnico: Márcio Bittencourt.
Palmeiras: Marcos, Leonardo Silva, Nen, Gamarra, Baiano, Alceu (Cristian), Corrêa, Pedrinho, Lúcio (Fabiano), Marcinho e Alex Afonso (Warley). Técnico: Paulo Bonamigo.
Gols: Leonardo Silva (51′), Gustavo Nery (53′) e Rosinei (62′ e 67′).
Expulsões: Baiano (90′) e Hugo (94′).
Leia mais:
Corinthians enfrenta o Paulistano pela semifinal da Copa São Paulo de Basquete; saiba onde assistir
Jô utiliza rede social para desmentir separação e pedir respeito à família
Com fala de Jô, Corinthians chega em Fortaleza para duelo pelo Brasileirão