Clube está próximo de igualar marca da década de 40; entenda
15 de março de 2020: data da partida entre Corinthians e Ituano pelo Campeonato Paulista, a última antes da parada do futebol por conta da pandemia de coronavírus. Até o fechamento desta matéria, lá se vão 75 dias sem jogos oficiais do Timão.
Com essa marca, o Corinthians está bem próximo de bater o recorde de dias sem jogos. Entre dezembro de 1944 e março de 1945, o time ficou um total de 82 dias sem entrar em campo oficialmente na era profissional do esporte (de 1933 para cá). Isso porque, na era amadora, o Timão teria ficado mais tempo sem atuar, como explica o historiador Celso Unzelte:
“Se você contar aquele nebuloso período da várzea, em que a gente não sabe direito as datas dos jogos, o maior intervalo sem partidas foi entre 29 de novembro de 1911 e 19 de maio de 1912. Mas eu não levaria tão a sério aquele período, pela falta de informações. Então, vamos ficar com o período de quatro meses entre 4 de julho e 5 de novembro de 1932, por causa da Revolução Constitucionalista”, explica Celso ao GE.
Já no dia 6 de junho, o Corinthians iguala o maior período sem jogos na era profissional do futebol. Como não há datas previstas nem para o retorno dos campeonatos, é provável que o Timão ultrapasse a marca dos 82 dias sem partidas oficiais.
Vágner Love abre o jogo sobre possível aposentadoria
Por onde andam os jogadores do Corinthians de 2010?
Veja as fichas técnicas dos dois jogos que marcaram o intervalo recorde do Corinthians:
Corinthians 2×5 Jabaquara
20 de dezembro de 1944 – Estádio do Pacaembu
Amistoso estadual
Corinthians: Louro, Ariovaldo, Pellicciari, Hélio, Palmer, Valussi, Jerônimo, Nino, César, Eduardinho e Hércules. Técnico: Joseph Tiger. Substitutos: Aldo, Maracaí e Bode.
Jabaquara: Talladas, Sousa, Issame, Gamba, Túlio, Santana, Tim, Baltazar, Veiguinha, Leonildo e Tom Mix.
Gols: Hélio (16′), Tom Mix (36′ e 89′), Baltazar (45′ e 61′), Hercules (48′) e Alemãozinho (86′).
Corinthians 4×4 São Paulo
14 de março de 1945 – Estádio do Pacaembu
Taça São Paulo
Corinthians: Rato, Ariovaldo, Begliomini, Hélio, Brandão, Aleixo, Cláudio, Milani, Maracaí, Ruy e Hércules. Técnico: Eugênio Vanni.
São Paulo: Gijo, Savério, Alfredo, Zarzur, Bauer, Noronha, Luizinho, Sastre, Lêonidas, Teixeirinha e Barrios. Técnico: Jorge de Lima.
Gols: Maracaí (14′), Barrios (15′), Milani (20′ e 87′), Sastre (22′), Ruy (55′), Leônidas da Silva (56′) e Luizinho (72′).
Por: Gabriel Gonçalves / Redação da Central do Timão