A tão sonhada casa corinthiana estava, finalmente, inaugurada; relembre momentos históricos da Casa do Povo desde a primeira partida em 2014
18 de maio de 2014. Domingo, 16h. A bola rola pela primeira vez na Arena Corinthians em um jogo oficial. Após décadas de promessas, espera, luta e muito sonho, o Corinthians finalmente entra para jogar em um estádio moderno chamado de seu. O resultado da partida, infelizmente, não foi dos melhores, já que Giovanni Augusto marcou o primeiro (da história) e único gol da partida, dando a vitória ao Figueirense pela quinta rodada do Brasileirão.
Porém, nos anos seguintes, a Arena traria muitas emoções que superariam a derrota da primeira vez. Títulos, goleadas, gol no finalzinho; teve de tudo. É tanta coisa que não daria para fazer uma lista só com seis momentos dos seis anos. Mas a Central do Timão topou o desafio.
Corinthians 6×1 São Paulo – 22 de novembro de 2015
O primeiro título da Arena Corinthians veio de forma magistral. Após a eliminação dentro de casa pela Libertadores para o Guaraní, o Corinthians de Tite fez uma campanha irretocável no Campeonato Brasileiro. Em 38 jogos, foram 24 vitórias, 9 empates e 5 derrotas. Com mais de 71 gols marcados, o time bateu o recorde de pontos do formato de pontos corridos com 20 clubes: 81.
Com o título mais do que garantido, o time enfrentou o São Paulo na Arena Corinthians para ‘comemorar’ a conquista. Com uma equipe mista, surpreendeu no resultado e fez logo 6×1 em um dos maiores rivais, logo para comemorar o sexto título do Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica do jogo
Corinthians: Cássio, Fágner, Felipe, Edu Dracena, Uendel, Ralf, Bruno Henrique, Rodriguinho, Danilo, Lucca e Romero. Técnico: Tite. Substitutos: Lincom, Cristian e Yago.
São Paulo: Dênis, Bruno, Rodrigo Caio, Lucão, Carlinhos, Hudson, Thiago Mendes, Wesley, Michel Bastos, Rogério e Alan Kardec. Técnico: Milton Cruz. Substitutos: Reinaldo, Luís Fabiano e Édson Silva.
Gols: Bruno Henrique (27′), Romero (29′ e 64′), Edu Dracena (46′), Lucca (61′), Carlinhos (’70), Cristian (76′)
Corinthians 1×0 Palmeiras – 22 de fevereiro de 2017
Após um 2016 morno, marcado principalmente pela inconstância do time e troca de treinadores, o Corinthians começou 2017 sob desconfiança. A efetivação do auxiliar Fábio Carille como técnico e a contratação de Jô colocaram a equipe como a ‘quarta-força’ em programas esportivos e comentários de torcedores. Porém, logo no primeiro clássico do ano, contra o atual campeão brasileiro, mesmo com a expulsão errônea do volante Gabriel, o Timão saiu com a vitória após um gol épico já no final do jogo.
Ficha técnica do jogo
Corinthians: Cássio, Fágner, Balbuena, Pablo, G. Arana, Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Léo Jabá, Romero e Kazim. Técnico: F. Carille. Substitutos: Moisés, Jô e Paulo Roberto.
Palmeiras: Fernando Prass, Jean, Yerry Mina, Vitor Hugo, Zé Roberto, Felipe Melo, Raphael Veiga, Michel Bastos, Keno, Dudu e Willian. Técnico: E. Baptista. Substitutos: Guerra, Thiago Santos e Alecsandro.
Gols: Jô (87′)
Corinthians 3×1 Fluminense – 15 de novembro de 2017
Após um primeiro turno invicto e surpreendente, o time de Fábio Carille oscilou bastante na segunda parte do Campeonato Brasileiro de 2017. Líder desde a quinta rodada, o time chegou perto de perder a posição para o rival. Porém, em um confronto direto, o Corinthians levou a melhor por 3×2, também na Arena. Após duas vitórias importantes contra Athletico (fora) e Avaí (casa), o Timão chegava no jogo contra o Fluminense para garantir o título.
O time carioca tentou colocar água no chope corinthiano e o zagueiro Henrique marcou de cabeça ainda no segundo tempo. Porém, no segundo tempo, brilhou a estrela de Jô. Em menos de três minutos o atacante marcou dois gols e pôs o Corinthians na frente. Daí até o final, o time controlou o jogo e ainda viu Jadson marcar o derradeiro.
Ficha técnica do jogo
Corinthians: Caíque França, Fágner, Pedro Henrique, Pablo, G. Arana, Gabriel, Camacho, Rodriguinho, Clayson, Romero e Jô. Técnico: F. Carille. Substitutos: Jadson, Maycon e Danilo.
Fluminense: Diego Cavalieri, Lucas, Reginaldo, Henrique, Léo, Douglas, Marlon Freitas, Sornoza, Marcos Júnior, Gustavo Scarpa e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga. Substitutos: Matheus Alessandro, Peu e Pedro.
Gols: Henrique (2′), Jô (46′ e 49′) e Jadson (85′)
Corinthians 2×1 Flamengo – 26 de setembro de 2018
Na noite de 26 de setembro, o Corinthians entrava em campo para a semifinal da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Após empatar no Rio de Janeiro por 0x0, o time de Jair Ventura precisava de outro empate pelo menos para os pênaltis. Com muita dificuldade técnica, um Corinthians desorganizado foi na base da raça e conseguiu vencer os cariocas. Pedrinho, fez o gol 38 segundos após entrar, vindo do banco de reservas, exatamente o número de sua camisa em campo.
Ficha técnica do jogo
Corinthians: Cássio, Fágner, Leo Santos, Henrique, Danilo Avelar, Ralf, Douglas, Mateus Vital, Jadson, Romero e Clayson. Técnico: J. Ventura. Substitutos: Pedrinho, Gabriel e Araos
Flamengo: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Réver, Trauco, Cuellar, Willian Arão, Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Henrique Dourado. Técnic: M. Barbieri. Substitutos: Vitinho, Lincoln e Marlos.
Gols: Danilo Avelar (14′), Henrique (contra, 18′) e Pedrinho (69′).
Corinthians 2×1 São Paulo – 21 de abril de 2019
Com Carille de volta ao comando da equipe, o Corinthians chegava para mais uma final de Paulistão. Após um 0x0 no Morumbi, o Timão trouxe a decisão para Itaquera. Marcou o primeiro gol, mas sofreu o empate já no finalzinho da primeira etapa. Caminhando para os pênaltis, Sornoza dá um lançamento e encontra Love, que bate firme no canto do goleiro e frustra os planos tricolores, dando o trigésimo título paulista para o Corinthians.
Ficha técnica do jogo
Corinthians: Cássio, Fágner, Manoel, Henrique, D. Avelar, Ralf, Ramiro, Sornoza, Pedrinho, Clayson e Gustavo. Técnico: F. Carille. Substitutos: Vágner Love, Boselli e Pedro Henrique.
São Paulo: Tiago Volpi, Hudson, Arboleda, Bruno Alves, Reinaldo, Luan, Jucilei, Igor Gomes, Antony, Éverton e Éverton Felipe. Técnico: Cuca. Substitutos: Hernanes, Léo, Willian Farias.
Gols: D. Avelar (30′), Antony (47′) e Vágner Love (88′).
Corinthians 3×0 São Paulo – Futebol Feminino – 16 de novembro de 2019
A Arena Corinthians registrou um momento histórico para o futebol feminino. Pela primeira vez, o Timão trouxe a final de um campeonato da categoria para seu estádio. O jogo bateu o recorde de público da categoria no país: 28862 pessoas. Nesse dia, o Corinthians fez valer a ‘#RespeitaAsMinas’. Dentro de campo, as corinthianas não tomaram conhecimento do time são-paulino e deixaram o título paulista em Itaquera.
Ficha técnica do jogo:
Corinthians: Tainá, Katiuscia, Pardal, Érika, Juliete, Grazi, Gabi Zanotti, Victória Albuquerque, Tamire, Millene e Giovanna Crivelari. Técnico: Arthur Elias. Substitutas: Lelê, Ingryd, Cacau, Suellen, Maiara e Paulinha.
São Paulo: Carla, Antonia, Bruna, Thaís, Natane, Yaya, Ary, Brenda, Jaqueline, Valéria e Cristiane. Técnico: Lucas Piccinato. Substitutas: Roberta, Andressa e Giovana.
Gols: Juliete (4′), Victória Albuquerque (48′) e Milene (80′).
Por: Gabriel Gonçalves / Redação da Central do Timão