Corinthians e São Paulo voltam a se enfrentar no Morumbi às 16h (de Brasília) deste domingo (27), 22 dias após o Majestoso da fase de grupos do Paulistão. Desta vez, ambos irão duelar por uma vaga na decisão da competição estadual, em jogo a ser disputado contra Palmeiras ou Red Bull Bragantino.
Para garantir classificação à final, o Timão conta com o trunfo de ter ampla vantagem no retrospecto histórico contra o Tricolor. O primeiro encontro entre os clubes aconteceu em 25 de maio de 1930, há 92 anos, no Parque São Jorge, quando os mandantes levaram a melhor e venceram por 2×1.
No total, o clássico contabiliza 351 jogos ao longo da história. O Corinthians venceu 131 vezes, além de ter marcado 499 gols sobre o rival. Já do outro lado, o São Paulo tem 108 vitórias e 472 gols anotados. Entretanto, apesar dos números favoráveis ao time alvinegro, o Timão não consegue superar o Tricolor desde 13 de dezembro de 2020. Foram quatro embates desde então, com dois empates e duas derrotas.
Há de se destacar que a classificação para a final será definida em partida única, com empate por qualquer placar no tempo normal levando para os pênaltis. O São Paulo será o dono do mando de campo por ter conquistado 26 pontos até aqui no torneio estadual, dois a mais do que o Corinthians, que se qualificou à semifinal após vencer o Guarani nas penalidades, na Neo Química Arena, na última quinta-feira.
Em tempo: o Corinthians tem um tabu para defender neste domingo: o de não perder um mata-mata para o rival há 22 anos, ainda no século passado. Desde então, as equipes se encontraram em nove duelos eliminatórios, todos vencidos pelos alvinegros. Clique AQUI para relembrar todos os confrontos no período.
Veja mais:
Onde assistir? Corinthians enfrenta São Paulo em jogo único buscando vaga na final do Paulistão
Conmebol divulga datas, transmissões, locais e horários da fase de grupos da Libertadores
Corinthians visita São Paulo para tentar se manter na zona de classificação dos playoffs do NBB
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados