O Corinthians busca ampliar ainda mais o bom retrospecto contra o Internacional neste sábado, 14, às 19h (de Brasília), em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão, no Beira-Rio. Este será o 93º duelo na história entre paulistas e gaúchos, que protagonizam uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil.
Em 92 confrontos até aqui, o Timão venceu 32 vezes, empatou outras 37 e perdeu em apenas 23 oportunidades. O embate também registra uma vantagem corinthiana nos gols marcados: 98 contra 90. Assim, as redes já foram balançadas 188 vezes no clássico interestadual, o que significa uma média de 2,04 gols por jogo.
O primeiro duelo entre Corinthians e Internacional aconteceu em um amistoso em 4 de novembro de 1945. Há 76 anos, no Pacaembu, o Timão venceu por 4 x 1, com gols de Servílio, duas vezes, Nino e Pipi. Essa foi a maior goleada alvinegra na história do confronto, que também se repetiu em 8 de março de 1987, pelo Torneio Quadrangular de Campo Grande, desta vez com gols de Cristóvão, duas vezes, Biro-Biro e Édson Boaro.
Apesar de não serem do mesmo estado, as equipes foram construindo uma grande rivalidade interestadual ao longo da história. A começar pela final do Brasileirão de 1976, na qual o Colorado acabou ficando com o título. Depois, o Corinthians conquistou a principal competição nacional em 2005, com os gaúchos como vice-campeões com três pontos a menos. Por último, o Timão ficou com a taça da Copa do Brasil de 2009 em pleno Beira-Rio.
O último duelo entre alvinegros e colorados aconteceu em 24 de outubro do ano passado, também em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Comandado por Sylvinho, a equipe do Parque São Jorge saiu atrás do placar logo aos oito minutos do primeiro tempo, mas conseguiu a virada com gols de Giuliano e Fábio Santos na segunda etapa. Nos acréscimos, porém, Gustavo Maia deixou tudo igual: 2 x 2. Xavier e Patrick ainda foram expulsos após o apito final.
Vale lembrar que, se vencer o clássico interestadual desta noite, o Corinthians irá chegar a 15 pontos em seis jogos e manter a liderança isolada do torneio de pontos corridos. O time de Vítor Pereira pode seguir na ponta até em caso de derrota, mas, para isso, dependerá de outros resultados na rodada.
Veja mais:
Corinthians tem 42% de aproveitamento contra Mano Menezes e enfrentará ex-técnico pela 19ª vez
Corinthians defende invencibilidade histórica inusitada contra o Internacional neste sábado
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados