O ano vai chegando ao fim, e a Central do Timão segue com a série de matérias especiais relembrando campanhas do Corinthians em diversas competições e modalidades diferentes ao longo da temporada. Desta vez, vamos recordar o título inédito do Paulistão Feminino Sub-15, conquistado em cima da Ferroviária em fevereiro.
Fase de grupos
A competição contou com 11 participantes, divididos em dois grupos. O Corinthians caiu na chave B, ao lado de Meninas em Campo, Palmeiras, Mauaense, Taubaté e Paulista. Do outro lado, estavam Ferroviária, São Paulo, Centro Olímpico, Realidade Jovem e Pinda.
As Brabinhas, comandadas pelo técnico Rui Ybarra, fizeram uma campanha perfeita na primeira fase, com cinco vitórias em cinco jogos, além de 22 gols marcados e apenas dois sofridos. Os resultados foram os seguintes:
1ª rodada – 7/09, no Estádio Alfredo Schürig: Corinthians 9 x 1 Taubaté (gols de Yasmim, duas vezes, Clarinha, Mary, Elohá, Julia Romero, Lari Horn, Dulce Maria e Emilly Pezão);
2ª rodada – 10/09, no Estádio Municipal Pedro Benedetti: Mauaense 0 x 6 Corinthians (gols de Clarinha, Dulce Maria, Lara Santos, Yasmim, Natália e Duda);
3ª rodada – 17/09, no Estádio Alfredo Schürig: Corinthians 1 x 0 Paulista (gol de Naylana);
4ª rodada – 23/09, no Estádio Alfredo Schürig: Corinthians 3 x 1 Meninas em Campo (gols de Yasmim, Dulce Maria e Lari Horn).
5ª rodada – 01/10, no Estádio Dr. Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra: Palmeiras 0 x 3 Corinthians (gols de Gabi Gimenez, Lari Horn e Julia Romero).
A excelente campanha na primeira fase fez o Corinthians se classificar às quartas de final como líder isolado do Grupo B. Meninas em Campo, Palmeiras e Mauaense também garantiram vaga no mata-mata. Na outra chave, os qualificados foram Ferroviária, São Paulo, Centro Olimpico e Realidade Jovem.
Quartas de final
Nas quartas de final, o Corinthians enfrentou o Realidade Jovem, pior classificado do Grupo A, e não encontrou dificuldades para se classificar. Foram duas vitórias alvinegras nos dois jogos, sendo a primeira por 3 x 0, com gols de Naylana, Dulce Maria e Gabriela Oliveira (contra). O segundo duelo, na Fazendinha, terminou com placar de 3 x 1, com gols alvinegros marcados por Gabi Gimenez, Lari Horn e Naylana.
Semifinal
As Brabinhas passaram com tranquilidade pelo Realidade Jovem e enfrentaram o São Paulo na semifinal. O primeiro jogo foi difícil, no Complexo Social do Morumbi, e terminou com derrota alvinegra por 2 x 1. O gol corinthiano foi de Emilly Pezão. O Tricolor, portanto, abriu vantagem na disputa por uma vaga na decisão estadual.
Mas o Corinthians não se abateu e conseguiu a classificação heroica no segundo jogo da semifinal. Jogando na Fazendinha, as Brabinhas ganharam por 1 x 0, com gol de Natália, e levaram a decisão da vaga para os pênaltis. Nas penalidades, as comandadas de Rui Ybarra não deram chance para as adversárias e venceram por 5 x 3, garantindo presença na grande final.
Final
A final do Paulistão Feminino Sub-15 foi entre Corinthians e Ferroviária, com vantagem de mando de campo para as adversárias, que fizeram campanha melhor ao longo do campeonato. Mesmo assim, as Brabinhas foram valentes e conquistaram o título de forma heroica.
O primeiro jogo foi disputado na Fazendinha no dia 2 de novembro. O Corinthians saiu na frente logo no início do primeiro tempo, com gol de Julia Romero. Entretanto, não segurou o ímpeto da Ferroviária e sofreu o empate na etapa final, levando um placar aberto para o duelo decisivo.
Três dias depois, as equipes se reencontraram para decidir o campeão estadual de 2023, agora na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. O Corinthians, novamente, abriu o placar do jogo, já no segundo tempo, com gol de Emilly Pezão. Só que, minutos depois, as Guerreirinhas Grenás empataram com Emilly Mendes e levaram a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Corinthians bateu quatro cobranças e não errou nenhuma. Do outro lado, a Ferroviária desperdiçou dois pênaltis. O resultado deu o título do Paulistão Feminino Sub-15 às Brabinhas!
Time titular na final: Ana Morganti; Naylana, Glória, Lari Horn e Carolliny; Emilly Pezão, Pietra e Elohá; Julia Romero, Yasmim e Dulce Maria. Técnico: Rui Ybarra.
Banco de reservas na final: Duda Abreu, Mariane Barroso, Duda Mariano, Isabela Soare, Maria Clara, Julia Rosado, Lara e Gabi Gimenez.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados