Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão
O desfile das escolas de samba de São Paulo teve início na noite dessa sexta-feira, 9. E a Fiel Torcida aguarda, ansiosa, para a vez da Gaviões da Fiel entrar na avenida. A escola será a quarta a se apresentar no Sambódromo do Anhembi, iniciando seu desfile já na madrugada de domingo, 11, por volta das 1h45 (horário de Brasília).
São 49 anos da Gaviões no samba, em uma história de muita tradição. Primeiro, nos tempos em que a torcida desfilava como bloco carnavalesco, onde venceu 12 de 13 edições disputadas entre 1976 e 1988. Depois, a partir de 1989, ao desfilar como escola de samba e, a cada ano, lotar as arquibancadas e transformar o Sambódromo em um estádio de futebol, conquistando quatro vezes o título do carnaval paulistano. Vamos relembrar essas conquistas?
1995: o título inédito
Com o enredo “Coisa Boa é Para Sempre”, que se tornou um verdadeiro hino do carnaval da escola, a Gaviões conquistou os jurados e venceu seu primeiro Carnaval após ter batido na trave no ano anterior. Vale lembrar que o enredo desse ano, “Vou te Levar pro Infinito”, homenageia esse samba histórico.
No início do desfile, Ernesto Teixeira, puxador da escola, disse. “Com muita humildade, muita garra e muita raça, nós vamos conquistar esse primeiro carnaval para a Gaviões da Fiel.”
1999: conquista empatada
Quatro anos depois do título inédito, a Gaviões apresentou no Sambódromo o enredo “O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão“. Em um desfile praticamente perfeito, a escola se viu em disputa ferrenha com a Vai-Vai, e no final da apuração o título acabou dividido entre as duas escolas.
O desfile contou com a audiência de jogadores importantes do Corinthians, atual campeão brasileiro na época, como Edílson, Vampeta e Gilmar Fubá. Taís Araújo, atriz, foi figura importante na apresentação da Gaviões naquele ano.
2002: tri incontestável
Após mais dois anos entre as primeiras do Carnaval, a Gaviões produziu um desfile hipnotizante para 2002. Com o enredo “Xeque-Mate”, o desempenho da escola foi considerado completo e foi aclamado por público e crítica.
Com 4.300 componentes no Sambódromo do Anhembi espalhados em 25 alas, a Gaviões entregou um dos melhores desfile de sua história naquele ano. O resultado não podia ser diferente: mais um título, dessa vez sem perder nenhum ponto na apuração.
2003: quarto e último título
Desfilando como a atual campeã, a Gaviões cumpriu as expectativas e, apresentando o enredo “As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei Gavião“, fez mais um desfile impecável, conquistando o tetracampeonato do Carnaval de São Paulo com 200 pontos na apuração.
Foi mais um título da escola com o enredo composto por Grego, e contanto com a participação do carnavalesco Jorge Freitas. Foi o último título da escola no Grupo Especial.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Sob o comando de António Oliveira, Corinthians encerra preparação para enfrentar a Portuguesa
Corinthians Feminino tem domínio no retrospecto contra o Internacional, adversário deste domingo
Novo técnico do Corinthians não descarta ideia de utilizar Yuri Alberto em nova função
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados