No início do ano, após acertar o retorno do técnico Fabio Carille, diretoria e comissão se reuniram para planejarem a temporada. Além dos já conhecidos reforços anunciados durante os primeiros meses de 2019, ficou acordado entre eles que próximo ao intervalo para o segundo semestre, em meados de Junho, uma nova conversa aconteceria para reavaliarem as necessidades do elenco e definirem novas contratações.
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Apuramos com profissionais ligados ao Departamento de futebol do Timão quais seriam as posições que eles acham que precisam ser reforçadas até o final desta temporada.
Entenda:
Essa conversa aconteceu antes do elenco e da comissão técnica saírem de folga durante a pausa da Copa América e nela foi traçado um plano para suprir as necessidades apontadas pelo técnico Fábio Carille.
Aos olhos do treinador e de sua comissão, as contratações pontuais necessárias para reforçar a equipe para a disputa da Copa Sul-americana e do brasileirão 19 são:
– Um zagueiro (vaga que deve ser preenchida por Gil, que já tem um acordo apalavrado com o Corinthians, mas ainda é preciso estabelecer a data de seu retorno e conseguir uma liberação ou rescisão com o Shandong Luneng);
– Um meia para atuar por dentro, criador de jogadas e que tenha características de bons chutes a gol;
– Um atacante para atuar pela beirada, mais especificamente pelo lado direito, visto que Clayson e Everaldo já são opções para o lado esquerdo. Quanto ao último, vindo do Fluminense, recentemente, existiu um princípio de dúvida para alguns, dentre eles analistas esportivos da imprensa, se ele poderia ser utilizado pela direita do setor ofensivo. Contudo, o atleta já conversou com o treinador do Timão a respeito de suas características de jogo e disse não se adaptar a jogar pelo lado direito.
A comissão técnica entende que para “agredir” mais a defesa adversária, é necessário que esse atleta pretendido, para o meio campo, atuando por dentro, tenha o poder de finalização da entrada da área, para que possa entregar uma maior quantidade de gols para equipe, visto que nos últimos anos, o Corinthians teve muito sucesso com jogadores que tinham essa característica, como Maycon, Renato Augusto e Rodriguinho.
Já do reforço que pretendem buscar para atuar pelos lados, espera-se um atleta que possa trazer profundidade para o esquema do treinador, que “agrida” mais o adversário de forma vertical, como o Clayson busca fazer pelo lado esquerdo. Para a comissão, Clayson era o único atleta disponível nesse primeiro semestre com essa característica.
A diretoria corinthiana concordou com as avaliações da comissão técnica e os novos pedidos por reforços. Mas também sabe que não pode errar nessas contratações, arriscando em jogadores que podem não darem certo no Timão. Esses reforços, precisam ser pontuais e certeiros. Por isso, os diretores estão guardando a sete chaves os nomes dos atletas que podem estar envolvidos nas negociações.
Já para a comissão técnica do Timão, além de Gil, a vinda desses dois reforços para a linha de frente, seriam os últimos detalhes para constituírem um time que incomode mais a defesa dos adversários e brigue por títulos.
Os dirigentes esperam contratar esses reforços para já poderem contar com eles no início do trabalho de 2020, consolidando, ainda mais, o time para a próxima temporada, sem precisar se preocupar em recomeçar todo um trabalho e planejamento, como aconteceu em 2019, por conta da troca de comissão técnica e aos muitos jogadores novos que tiveram que se adaptar rapidamente.
Por Redação Central do Timão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
T. Augusto seria a ? do bolo nesse elenco.