Qual será a posição de Pedrinho em 2020?

O camisa 38 terminou a temporada jogando como meia central, função que consagrou Luan no Grêmio nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores da América

A contratação de Luan, até aqui o grande reforço corinthiano para 2020, pode implicar em mais uma mudança de posicionamento daquele que talvez seja o jogador de maior qualidade técnica e potencial de evolução revelado pelo Timão nos últimos anos: o meia-atacante Pedrinho, principal peça do setor ofensivo do Alvinegro em 2019.

Luan decisivo atuando centralizado

Luan foi eleito o melhor jogador da Libertadores em 2017 (Foto: Twitter.com/Grêmio)

Renato Gaúcho sempre trabalhou com o esquema 4-2-3-1 no Grêmio, sendo Luan o jogador que fica no meio do “3”, ou seja, era responsável por criar alternativas de finalizações para seus companheiros, tando do lado direito, como esquerdo, abastecer o centroavente, mas ainda com liberdade e certa obrigação de invadir a área adversária para finalizar.

Foi assim no título gremista da Copa do Brasil, em 2016, quando o ex-corinthiano Douglas era praticamente um falso 9, e Ramiro, hoje no Timão, e Pedro Rocha os jogadores que faziam o lado do campo no momento ofensivo.

Na conquista da Libertadores da América, em 2017, quando Luan foi eleito o melhor jogador do continente, o camisa 7 também teve o mesmo posicionamento e função, dessa vez com Lucas Barrios ou Jael como referências no comando de ataque, ainda com Ramiro pela direita, e Fernandinho no lado esquerdo.

O melhor lugar para Pedrinho

Pedrinho terminou a temporada atuando como meia central (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

Fábio Carille disse muitas vezes que Pedrinho não tinha porte físico para atuar como meia central, e que preferia o jogador aberto pelo lado direito, pois assim encarava o adversário de frente, quase sempre na diagonal, criando a possibilidade de finalização com o pé esquerdo, o preferido do camisa 38.

Já Dyego Coelho não exitou em afirmar: “Pedrinho é meia e tem que jogar centralizado”. Foi assim que o técnico interino escalou o jovem jogador durante o seu período como comandante do time principal do Corinthians, na reta final do Brasileirão.

Em 2020, quem vai definir os posicionamentos de Luan e Pedrinho no Timão é Tiago Nunes, que escalava o Athletico Paranaense com um estilo de jogo parecido com o Grêmio de Renato. Agora é esperar os primeiros treinos da próxima temporada para sabermos como os dois talentosos jogadores serão usados pelo técnico corinthiano.

Por Marcelo Becker

Rolar para cima