- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Primeiro ídolo do Corinthians ao lado de Neco, Amílcar Barbuy foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira
O dia 29 de agosto marca a data de nascimento de um de um dos maiores nomes da história do Sport Club Corinthians Paulista: Amílcar Barbuy. Ao lado de Neco, esteve presente no primeiro título do Timão, quando conquistou o Campeonato Paulista, em 1914. Além desse, o craque faturou o estadual em mais três oportunidades, sendo a última em 1923.
Para os que sobreviveram para comparar, há relatos de que Amílcar foi inferior apenas a Pelé. Sua estreia foi no dia 7 de setembro de 1913 na vitória por 2×0 sobre o Germânia, em jogo válido pelo Paulistão daquele ano. Nesta partida, Amílcar marcou o seu primeiro gol com a camisa do Time do Povo.
Nascido em Rio das Pedras, em 1893, Amílcar foi centroavante no início da carreira, depois migrou para a posição de volante, onde se consagrou.
Além de jogador, olheiro e de ajudar na construção do primeiro estádio do Corinthians, o Ponte Grande, no período em que foi capitão, também atuou como técnico, tendo escalado o Corinthians 99 vezes enquanto também esteve em campo. Depois, entre os anos de 1930 e 1940, o então técnico Barbuy – como ficou conhecido – foi o comandante alvinegro. E por fim, em 1943, acumulou as funções de técnico e subdiretor do departamento de futebol.
Entre 1913 e 1923, o volante fez 212 jogos e marcou 90 gols pelo Timão. Foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano de 1916, na Argentina.
A forte ligação da família Barbuy, segundo Amílcar Barbuy Júnior, se estendeu até mesmo fora dos campos, afinal Hermógenes, irmão de Amílcar, foi o responsável pela criação dos primeiros escudos do Timão, nos primórdios da história do Alvinegro. O desenhista gráfico desenhou os primeiros símbolos corinthianos, dando a ideia inicial para Francisco Rebolo, desenhista responsável pelo atual escudo do Todo Poderoso.
Amílcar Barbuy faleceu em 24 de agosto de 1965, em São Paulo, aos 72 anos.