Primeiro gol de Flávio ‘Minuano’ pelo Corinthians completa 58 anos

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Flávio era chamado de ‘Minuano’, em referência ao vento frio e cortante do sul do país, pois o jogador costumava invadir a área do adversário do mesmo jeito que o vento.

No dia 28 de março de 1964, um dos grandes atacantes da história do Corinthians, Flávio Minuano, marcava pela primeira vez com a camisa alvinegra. Flávio ‘Minuano’ decidiria a vitória da equipe do Parque São Jorge por 2×1 sobre o Fluminense, diante de mais de 15 mil torcedores, no Pacaembu.

Meio desligado, o Timão foi surpreendido com um gol adversário gol logo aos sete minutos de jogo. A pressão pelo empate começou a partir dali, mas faltava pontaria para a conseguir voltar para o jogo. Somente aos 26 minutos do segundo tempo Silva igualou o placar. E aos 43, Flávio iria dar números finais. 

O ex-atacante chegou ao Corinthians vindo por empréstimo junto ao Internacional e depois foi comprado em definitivo. No ano de 1965, Minuano conquistou a artilharia do Torneio Rio-São Paulo, com 14 gols e, em 1967, também foi o goleador do Campeonato Paulista, marcando 21 gols e superando Pelé. Flávio venceu o Rio-São Paulo de 1966, na ocasião em que a taça foi dividida entre quatro equipes.

Foto Arquivo Corinthians

Além dos inúmeros gols, Flávio também foi importante para a Fiel Torcida no ano de 1968. Dos pés do ex-jogador saiu o segundo gol que pôs fim ao tabu de quase 11 anos sem vencer o Santos pelo Campeonato Paulista. Flávio recebeu homenagem do Corinthians por esse gol, colocando seus pés na Calçada da Fama do Memorial do Parque São Jorge.

Flávio deixou o Timão em 1969 com uma incrível média de gols: foram 172 em 228 partidas, e está empatado com Sócrates na oitava posição como jogador com mais gols na história do Corinthians.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima