Piton, Fábio Santos ou Bruno Melo? Atributos distintos acirram disputa por titularidade no Corinthians

  • Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão

Atualmente, o Corinthians possui três jogadores para a lateral esquerda, Lucas Piton, Fábio Santos e Bruno Melo. Com o rodízio de Vítor Pereira e o grande número de lesões nesta temporada, além do calendário apertado, os três atletas atuaram em diversos jogos com o técnico português. Acompanhe o levantamento da Central do Timão:

É importante citar que o trio tem como característica a versatilidade. Em algum momento do ano, no mínimo, atuaram em três posições diferentes. Lucas Piton já foi escalado como lateral, ala esquerdo e direito. Fábio Santos e Bruno Melo foram titulares na lateral, ala e zaga.

Fábio Santos comemora gol contra Atlético-MG. Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Na lateral esquerda, Piton e Fábio Santos são os que mais atuaram pelo Timão. O primeiro tem 20 jogos disputados como titular, enquanto o segundo tem 19. No geral, o jovem tem 28 partidas, já o veterano possui 22. Bruno Melo tem apenas cinco partidas atuando na lateral e sete envolvendo todas as posições. Na zaga, a disputa fica entre Fábio Santos e Bruno Melo. Entretanto, ambos só começaram uma partida como zagueiros uma única vez.

Na ala esquerda, os três jogadores já atuaram em algum momento da temporada. Lucas Piton, por seu perfil mais ofensivo, foi o que mais jogou nesta posição, em sete partidas como titular. Fábio Santos iniciou em duas ocasiões e Bruno Melo em apenas uma. É válido lembrar que Piton teve uma atuação como ala-direito, na partida de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors, em La Bombonera.

No início da temporada, no Paulistão, Piton era o titular da lateral esquerda. O jovem de 21 anos foi escalado em nove dos 14 jogos do Corinthians disputados na competição estadual. Fábio Santos começou jogando em apenas quatro, enquanto Bruno Melo foi escolhido em apenas uma ocasião. Pelo Brasileirão, a situação na posição começa a mudar. Vítor Pereira parece enxergar Fábio Santos como uma opção para trazer maior solidez pelo lado esquerdo do campo e passou a confiar mais no jogador.

Em dez ocasiões, o experiente lateral passou a ser a primeira escolha do treinador. Lucas Piton foi titular em seis ocasiões na posição, porém começou a atuar mais como ala, em quatro ocasiões o jovem esteve na escalação inicial de forma mais avançada. No torneio nacional, Bruno Melo só atuou em dois jogos, um como lateral e outro como zagueiro.

Na Libertadores, Fábio Santos foi quem mais começou jogando na posição, três vezes. Além disso, em uma oportunidade atuou como ala. Lucas Piton vem em sequência, sendo titular na lateral em três jogos. O jovem ainda atuou como ala direito e esquerdo, em uma oportunidade. Bruno Melo não foi escalado em nenhuma partida.

Pela Copa do Brasil, o rodízio do técnico português foi mais utilizado. Lucas Piton foi titular em quatro jogos, dois como lateral e dois como ala. Bruno Melo começou na lateral em duas oportunidades e Fábio Santos foi titular em apenas um jogo, mas como zagueiro. Vale ressaltar que todos os dados deste levantamento foram retirados do aplicativo SofaScore, especializado em estatísticas de futebol.

Veja mais:

Corinthians conversa com atacante Michael, do Al Hilal, mas transferência é vista como complicada

Jogo suspenso entre Brasil e Argentina que seria disputado no estádio do Corinthians é cancelado

Corinthians enfrenta Santo André Intelli buscando voltar a vencer na Liga Nacional de Futsal

Notícias do Corinthians

Rolar para cima