- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
É oficial! O centroavante Yuri Alberto é o novo reforço do Corinthians. Nesta quarta-feira (29), o clube utilizou suas redes sociais para anunciar a contratação do atacante, de 21 anos, por empréstimo junto ao Zenit, da Rússia. O vínculo será válido por um ano, ou seja, até junho de 2023.
Yuri Alberto chega ao Corinthians em uma troca envolvendo o meia-atacante Gustavo Mantuan e o goleiro Ivan. Ambos serão emprestados por um ano ao clube russo, que “antecipou” o Timão e oficializou o acordo entre as partes nesta manhã. O anúncio do centroavante estava por detalhes, e foi realizado no fim desta tarde. O jogador dará entrevista coletiva de apresentação no dia 7 de julho.
Yuri Alberto estava no Zenit desde o início deste ano. Pelo clube de São Petersburgo, o jogador atuou em 15 jogos, marcou seis gols e deu quatro assistências, sendo o artilheiro da equipe em 2022. Os bons números fizeram o técnico Sergey Semak lamentar a saída do atacante na última sexta-feira.
O novo reforço chega ao Corinthians para suprir uma carência no elenco de Vítor Pereira, sobretudo após a saída de Jô, que rescindiu seu contrato de forma amigável no começo deste mês. Yuri Alberto é contratado com status de titular na equipe, uma vez que disputará posição com Róger Guedes, que não tem características de centroavante de ofício, e com Júnior Moraes, que ainda não conseguiu se firmar.
Formado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto se profissionalizou com apenas 16 anos. Ele, porém, deixou o Peixe na metade de 2020 após recusar uma proposta para renovar seu contrato. Logo em seguida, o atacante se transferiu ao Internacional, clube pelo qual teve mais destaque na carreira, com 31 gols em 85 jogos.
Yuri Alberto se tornou destaque e titular absoluto no período em que defendeu a camisa colorada. Seus números renderam 25 milhões de euros (cerca de R$ 149 milhões na cotação da época) aos cofres do Internacional, em janeiro deste ano, sendo a maior venda da história do clube gaúcho.
Apesar de ter tido um bom início no Zenit, o atacante optou por deixar a Rússia em meio à guerra contra a Ucrânia. Yuri Alberto se beneficiou da prorrogação da regra especial da Fifa, que permite atletas e treinadores estrangeiros suspenderem seus contratos de forma unilateral com clubes russos e ucranianos. Também foi nesta determinação que o Corinthians se apoiou para acertar a contratação de Maycon, em março.
Veja mais: