Veja como funciona a equipe comandada pelo técnico Gustavo Costas
O algoz do Corinthians em 2015, será o adversário novamente em 2019. Naquela oportunidade, após o até então diretor do clube, Sergio Janikian, dizer que o Timão enfrentar a equipe do Paraguai era um presente de Deus, os Aurinegros derrotaram o time que mais tarde viria a ser campeão do Brasileirão do ano, nas oitavas de final da Libertadores.
O confronto de 2015
O Guaraní emplacou 2 a 0 no jogo de ida, no Paraguai, e mais 1 a 0 no jogo de volta, em São Paulo. Após derrotar o Corinthians, despacharam o Racing-ARG nas quartas e só pararam na semifinal, após serem eliminados pelo campeão River Plate-ARG. E esta foi a única grande campanha do time paraguaio em alguma competição internacional.
Dentro de seu território, o clube é considerado um dos grandes. Já acumula onze títulos do Campeonato Paraguaio, perdendo apenas para: Libertad (20 conquistas), Cerro Porteño (32 conquistas) e Olímpia (43 conquistas).
O atual Guaraní-PAR
Hoje, a história pode se iniciar de forma completamente diferente. Luan, meia-atacante do Corinthians, já tratou de afastar as declarações imprudentes e não subestima a equipe adversária, por conhecer quem irá enfrentar.
O comandante Gustavo Costas, tem uma ideia de postular seu time em campo bem parecida com a de Fábio Carille.
Jogando em seus domínios, a equipe gosta bastante de partir para o ataque na busca pelo primeiro gol rápido. Após tirar o primeiro zero do placar, os Aurinegros passam a jogar de forma mais defensiva, buscando o contra-ataque e utilizando bastante das laterais. São poucas as vezes que criam jogadas pelo meio.
Jogando na casa do adversário, adotam postura completamente defensiva, mesmo sem estar ganhando. Contra o San José, na primeira fase da pré-Libertadores de 2020, por exemplo, o Guaraní teve apenas 25% de posse de bola,só trocaram 170 passes. No entanto, conseguiram finalizar 13 vezes, por sempre estar buscando o contra-ataque.
Contudo não possuem um ataque letal, mas contam com jogadores perigosos em seu elenco.
O destaque do time
Édgar Benítez é um dos grandes atletas do elenco Aurinegro. O jogador da Seleção Paraguaia é bastante acionado nos contra-ataques e pode ser uma forte arma do time de Gustavo Costas. Assim como Fernando Fernández, as jogadas sempre passam pelo pé do camisa 11 e todo cuidado com o atacante será pouco.
Provável Guaraní-PAR para enfrentar o Corinthians
O comandante argentino deve mandar a campo: Gaspar Servio, Iván Ramírez, Jhohan Romaña, Cristian Báez, Guillermo Benítez, Nicolás Maná, Ángel Benítez, Ignacio Florentín, Rodney Redes, Édgar Benítez e Fernando Fernández.
Nesta quarta-feira (05), às 21h30, no Estádio La Nueva Olla, pela segunda fase da pré-Liberadores, o Corinthians irá enfrentar o Guaraní (PAR), o algoz de 2015.
Por Matheus Fernandes/Redação Central do Timão