O Corinthians é um dos clubes com maior faturamento no futebol brasileiro, o que também acarreta no alto número de gastos, como a folha salarial do time de futebol. O futuro diretor financeiro do clube indicado por Augusto Melo, Rozallah Santoro, falou sobre a manutenção deste gasto.
“Quando a gente olha nossa comparação com outros clubes da Série A, temos a terceira ou quarta folha de pagamento do país e estamos brigando entre a 10ª e a 15ª colocação. Essa posição que estamos no campeonato é incompatível ao que temos de dinheiro no futebol.”, comentou o economista em entrevista ao GE.
“Se não estou enganado, naquela entrevista que deu recentemente o Duilio falou entre R$ 20 milhões e R$ 24 milhões por mês o custo da folha. A gente deve ter três clubes no Brasil que gastam mais do que isso. A questão aqui não é não gastar, é gastar certo. O grande desafio que o Augusto e o futuro diretor de futebol terão nas mãos é montar um time competitivo com o dinheiro que está disponível.”, complementou.
A maior parte desse alto valor na folha salarial se dá por conta de grandes nomes do elenco, como Cássio, Fagner, Gil, Renato Augusto, Paulinho e Yuri Alberto, que não estão rendendo como em 2022, além de Matías Rojas e Veríssimo, últimas contratações. Alguns desses nomes nem devem permanecer no elenco, como Gil e Renato Augusto, abrindo espaço para novas contratações
“Se a gente olhar nosso elenco, tem muita diferença entre o quanto a gente paga para cada atleta e o quanto ele rende, quantos minutos joga, quanto entrega em termos de performance. Esse é o ponto do gastar bem. Pensando em tudo o que a gente tem que enfrentar em dívida de curto prazo, quando a gente falar em salário de jogador não é um problema do curto prazo. Salário a gente encaixa no fluxo”, comentou.
Rozallah, mesmo assim, acredita que o valor é adequado para o tamanho do clube. “É adequado para o que se propõe. Quando falo que quero estar entre os sete clubes do país no Brasileiro, quero estar na semifinal do Paulista, nas oitavas da Libertadores ou da Sul-Americana e nas oitavas da Copa do Brasil, quando olha esse objetivo e compara com o que tem de dinheiro disponível, parece adequado“, explicou.
Ainda neste ano, Augusto Melo se reunirá com Mano Menezes para iniciar o planejamento para o elenco de 2024, primeiro ano da nova gestão. O presidente eleito já declarou que tem objetivo de reformular o time e contratar diversos jogadores. Até agora, só houve uma contratação confirmada.
Antes disso, o comandante e sua comissão técnica estão focados nos últimos desafios do Brasileirão. O próximo compromisso do Corinthians é contra o Internacional, pela penúltima rodada do Brasileirão de 2023, no sábado, 2. A partida acontece na Neo Química Arena, às 18h (de Brasília), e pode sacramentar a permanência do Time do Povo na Série A.
Veja mais:
Corinthians alcança posto de terceiro time com mais viradas no Brasileirão por pontos corridos
Renato Augusto evita falar sobre sua situação contratual e mantém foco na reta final do Brasileirão
Gabriel Moscardo soma números de destaque pelo Corinthians na atual temporada
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados