- Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
Na noite da última sexta-feira (13), o Corinthians foi até Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG, na Arena MRV, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino de 2026, e venceu pelo placar de 1 x 0. O gol das Brabas foi marcado pela meio-campista Letícia Monteiro, ainda na metade da primeira etapa. O resultado positivo colocou o Alvinegro já na briga pelas primeiras posições da competição.
Em entrevista à imprensa na zona mista, a lateral-esquerda Tamires comentou sobre a homenagem que recebeu do Atlético-MG antes do início da partida. A experiente jogadora deu seus primeiros passos no futebol justamente pelo time mineiro, quando tinha 18 anos e, após o período de gravidez, retornou ao clube em 2011 para retomar sua carreira, elogiando o projeto à época e o treinador que lhe fez o convite na ocasião.

“Olha, fiquei muito feliz. Muito gratificante ter sido lembrada (0:05) pela história que eu tive aqui no Atlético Mineiro. Eles foram muito carinhosos comigo. Quando eu tinha 18 anos, eu joguei aqui no Atlético. Joguei a Taça BH ainda, na época. Depois, fui embora para o Estados Unidos. Voltei. E aí engravidei em 2009. E depois de dois anos, quando eu já estava esquecida no futebol, o Atlético foi o primeiro clube que me abriu as portas para ter a oportunidade de voltar a jogar através do técnico Eriksson. Ele me ligou, pediu que eu voltasse ao Atlético, pelo projeto que que estava acontecendo em 2011″, iniciou ao TikiTaka Sports.
Ela acrescentou ressaltando a felicidade de ver o clube no qual foi revelada investindo no futebol feminino e dando a elas a oportunidade de atuar na Arena MRV: ) “E eu fico muito feliz de ver hoje o Atlético investindo nas meninas, elas jogando aqui na Arena MRV. Então, é essa gratidão a tudo que eu construí no Atlético e toda essa história também. É claro que hoje, eu sou corintiana, faço meu trabalho pelo Corinthians, mas essa gratidão sempre tem também pelo Atlético.”
Posteriormente, projetou a sequência do Corinthians nesta temporada. A equipe iniciou 2026 com dois vice-campeonatos: Copa das Campeãs, perdendo para o Arsenal por 3 x 2, em Londres, na prorrogação, e a final da Supercopa Feminina, nas penalidades máximas, pelo placar de 5 x 4, depois de um empate no tempo normal por 1 x 1. As Brabas ainda terão, neste ano, as seguintes competições: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Paulistão, Teal Rising Cup e Campeonato Paulista.
A camisa 37 ainda disse que é necessário deixar, no momento, todo o legado do Corinthians no futebol feminino para trás e focar no ‘hoje’, com intuito de manter a equipe no topo da modalidade no cenário nacional e internacional.
“A gente tem que entender que a gente tem que trabalhar cada dia mais, né? Cada ano que passa no desafio são novos clubes investindo, são novas atletas despontando e o trabalho ele tem que se renovar a cada temporada, a gente não pode acomodar o futebol não permite você se acomodar, né? A gente já teve uma trajetória incrível no ano de 2025 pra trás, mas, agora, a gente tem que pensar em seguir sendo essa referência, continuar sendo referência nacionalmente, acho que também o campeonato da Copa das Campeãs Mundial trouxe também essa referência internacionalmente.”
“Então, isso é tudo muito positivo com o futebol brasileiro em si, e a gente tem vindo com muita equipe indo buscar os títulos a cada dia , o campeonato brasileiro vai ser muito disputado, é muito difícil. Tem muitas equipes qualificadas, então a gente tem que pensar em nossos objetivos para seguir mantendo o Corinthians entre os melhores”, finalizou.
Desde meados de 2019 no Corinthians, Tamires é uma das referências da equipe feminina do Corinthians. Ao todo, são 213 partidas com a camisa corinthiana (177 como titular), sendo 165 vitórias, 33 empates e 15 derrotas – 82,6% de aproveitamento. Além disso, são 37 gols marcados e 51 assistências concedidas. Também são, até então, 17 títulos ganhos entre Brasileirão, Campeonato Paulista, Copa Paulista, Supercopa Feminina, Conmebol Libertadores e Copa Paulista.
Agora, as Brabas retornam aos gramados na próxima sexta-feira (20). Às 21h30 (de Brasília), o Corinthians receberá o Fluminense, na Neo Química Arena, pela segunda rodada do torneio nacional.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Memphis Depay exalta torcida do Corinthians: “não dá pra comparar”
Lucas Piccinato atinge marca centenária no comando do Corinthians Feminino