- Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
No final da tarde desta sexta-feira (23), os Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, anunciou em seus canais de comunicação a revogação da punição que os impedia, até então, frequentar os estádios até o final da temporada de 2026. A medida estava em vigência desde dezembro do ano passado, quando a Federação Paulista de Futebol de Futebol (FPF) acatou a recomendação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
À época, o Jecrim (Juizado Especial Criminal da Capital), assinado pelo promotor Roberto Bocal, sustentava a punição aos Gaviões da Fiel baseado no conflito com a torcida Independente (organizada do São Paulo), no dia 20 de novembro de 2025, quando Corinthians e São Paulo se enfrentaram, na Neo Química Arena, pela reta final do último Brasileirão.

Naquela oportunidade, integrantes das duas torcidas entraram em conflito no bairro do Bexigo, no Centro de São Paulo. Até então, a principal torcida organizada do Corinthians estava proibida de frequentar os estádios de São Paulo com suas vestimentas características, além de faixas, bandeiras e instrumentos. Vale lembrar que, nas semifinais e final da Copa do Brasil 2025, uma exceção foi aberta e a organizada pôde marcar presença na Arena.
Em nota, os Gaviões ressaltaram que seguem comprometidos com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que evitem outras punições. Além disso, a torcida valorizou os diálogos com o Ministério Público de São Paulo, 2° Batalhão da Polícia Militar, através do Drade (Delegacia de Repressão de Direitos de Intolerância Esportiva), Federação Paulista de Futebol (FPF) e Corinthians.
Confira abaixo a nota dos Gaviões da Fiel:
PUNIÇÃO REVOGADA: GAVIÕES DA FIEL DE VOLTA ÀS ARQUIBANCADAS
O Gaviões da Fiel Torcida informa, com grande satisfação, que foi revogada a recomendação do Ministério Público que restringia a presença da nossa torcida nos estádios até o final deste ano.
Com essa decisão, a Fiel Torcida poderá voltar a marcar presença nas próximas partidas, com suas vestimentas, bandeiras, faixas e instrumentos, reafirmando a força e a tradição da nossa arquibancada.
Esse resultado é fruto do trabalho responsável e incansável da diretoria do Gaviões da Fiel, do nosso departamento jurídico, na pessoa do Dr. Edson Roberto Baptista de Oliveira, e também do diálogo institucional com o Ministério Público, representado pelos Promotores de Justiça Roberto Bacal e Daniela Hashimoto, que contribuíram de forma decisiva para este desfecho.
Agradecemos, ainda, ao 2º Batalhão da Polícia Militar, especialmente aos Majores Arcanjo e Zaccaro, à Polícia Civil, por meio do Dr. Cesar Saad (DRADE), ao Sport Club Corinthians Paulista, à Federação Paulista de Futebol e a todas as autoridades que, de maneira responsável e colaborativa, contribuíram para a revogação da medida.
O Gaviões da Fiel segue consciente das tratativas em curso relacionadas ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e permanece à disposição dos órgãos competentes, mantendo uma postura transparente, responsável e comprometida com o fortalecimento das políticas de segurança nos estádios.
Reafirmamos, mais uma vez, nosso compromisso histórico com a valorização da arquibancada, o respeito às normas vigentes e a promoção de um ambiente seguro, festivo e acolhedor para toda a Fiel Torcida.
Diretoria
Gaviões da Fiel Torcida
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Corinthians pode faturar valor milionário com eventual conquista da Copa das Campeãs
Agente faz cobrança de R$ 3,7 milhões ao Corinthians; clube soma R$ 11 milhões pagos
Lateral-direito é inscrito no Campeonato Paulista e já pode estrear pelo Corinthians