Organizadas e autoridades debatem segurança e retorno de torcida visitante nos clássicos paulistas

  • Por Henrique Vigliotti e Vinícius Lucio / Redação da Central do Timão

As principais torcidas organizadas de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos participaram, na última quarta-feira (11), de uma reunião com representantes do Ministério Público (MP), da Polícia Militar (PM) e da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), no Fórum da Barra Funda. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias de logística e segurança para o domingo (15), quando a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizará partidas simultâneas dos quatro grandes clubes do estado pela última rodada da fase de grupos do Paulistão.

A reunião buscou alinhar ações preventivas diante do aumento do fluxo de torcedores em diferentes regiões da capital e da Grande São Paulo. Durante o encontro, cada instituição reafirmou suas responsabilidades operacionais: as torcidas organizadas apresentaram propostas voltadas à prevenção de confrontos, a Polícia Militar detalhou o planejamento do esquema de policiamento e o Ministério Público destacou o papel fiscalizador quanto ao cumprimento das normas legais.

Além dos aspectos práticos de segurança, a discussão também reacendeu o debate sobre retomada da presença de duas torcidas nos clássicos estaduais. De acordo com relatos dos presentes, houve consenso de que o avanço das tecnologias de monitoramento, identificação e controle de acesso pode contribuir para a retomada gradual, dentro de parâmetros considerados seguros pelas autoridades.

Os representantes das organizadas argumentaram às autoridades que, se há a possibilidade de mobilizar efetivos policiais em todo o estado para garantir a segurança de uma rodada completa, também seria viável a realização de clássicos com duas torcidas, sem a ocorrência de conflitos dentro ou nas imediações dos estádios. Na ocasião, cada torcida apresentou suas propostas e assumiu o compromisso de adotar medidas para evitar confrontos nos trajetos até as praças esportivas.

A determinação de torcida única nos clássicos disputados no estado de São Paulo foi implementada em 2016 e completa, nesta temporada, dez anos de vigência. A medida foi adotada à época pelo Ministério Público de São Paulo, após a morte de um torcedor idoso em 3 de abril daquele ano, durante confronto envolvendo torcidas de Palmeiras e Corinthians.

Em nota, a Gaviões da Fiel destacou a disposição em manter o diálogo institucional e colaborar com iniciativas que promovam ambientes mais seguros no futebol paulista. A última rodada da fase de grupos do Paulistão definirá os classificados para o mata-mata e deve mobilizar grande público. O Corinthians vai ao ABC Paulista enfrentar o São Bernardo, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Primeiro de Maio.

Confira abaixo a nota oficial publicada pelos Gaviões:

TORCIDAS SE REÚNEM COM ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

Na tarde desta quarta-feira (11), a diretoria do Gaviões da Fiel Torcida participou de uma reunião com a promotora de Justiça Dra. Daniela Hashimoto, promotor Dr. Roberto Bacal, representante do DRADE, delegado Dr. César Antônio Saad, Major Arcanjo, integrante do 2º Batalhão de Choque e representantes de outras três torcidas organizadas da capital. O encontro tratou da logística e segurança diante da decisão inédita da Federação Paulista de Futebol (FPF) marcar jogos simultâneos dos quatro grandes clubes no próximo domingo (15/2).

O Ministério Público já havia oficiado a Federação mais de uma vez, alertando para os riscos. A FPF sustenta autonomia contratual e manteve a decisão, assumindo assim a responsabilidade pela organização do evento.

Durante a reunião, cada instituição reafirmou seu papel. As torcidas apresentaram um plano de ação para evitar encontros e reduzir riscos no deslocamento. A Polícia Militar garantiu a operação para assegurar ordem e proteção nas praças esportivas. O Ministério Público reforçou sua atuação na fiscalização do cumprimento das leis e na preservação do bem-estar dos cidadãos.

A situação reacende o debate sobre a volta das duas torcidas aos estádios. Com tecnologia amplamente disponível, como biometria facial e sistemas modernos de controle, já passou da hora de garantir que torcedores rivais convivam de forma segura, resgatando a essência do futebol e o espetáculo das arquibancadas.

O encontro marcou o início de uma tratativa mais ampla e reforça a disposição das torcidas organizadas em dialogar, colaborar e cobrar responsabilidade das instituições que comandam o futebol paulista. Seguimos trabalhando e lutando pela volta das duas torcidas aos estádios.”

Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Ícone do Corinthians cita frustração por saída no final de 2025 e revela desejo de ter disputado a Copa das Campeãs

OFICIAL! Corinthians oficializa chegada do volante Allan por empréstimo junto ao Flamengo; saiba detalhes

Corinthians divulga prazo de recuperação do lateral-esquerdo Hugo Farias

Notícias do Corinthians

Compartilhar:

Últimas publicações

Ver tudo