- Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão
O árbitro Lucas Canetto Bellote, que apitou a partida entre Santos e Corinthians na noite da última quinta-feira (22), na Vila Belmiro, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2026, foi afastado pela Comissão de Arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol) nesta sexta-feira (23). A informação foi divulgada inicialmente pela ESPN Brasil. Dessa forma, ele não estará presente na escala de arbitragem para a quinta rodada do estadual.
O lance ‘estopim’ para o afastamento do árbitro aconteceu aos 47 minutos da segunda etapa, quando o Santos armou um contra-ataque com Robinho Jr, que acionou Lautaro Díaz. O atacante teve um dividida com o zagueiro Gustavo Henrique na entrada da grande área e, após a finalização de Gabriel Barbosa, por cima do gol, voltou atrás e marcou falta do defensor corinthiano de maneira polêmica. Na cobrança, o time da Baixada Santista chegou ao empate.

Logo após a partida, Gustavo Henrique usou suas redes sociais para ironizar a arbitragem da partida, publicando uma foto do seu pé, que ficou inchado justamente após o lance com Lautaro Díaz. De acordo com a ESPN, membros da alta cúpula da arbitragem da FPF consideraram a condução da partida como ‘péssima’ por parte do árbitro – não apenas pelos lances cruciais da partida, mas também pela falta de critérios dentro do mesmo jogo ao aplicar cartões e condução do clássico.
Além disso, segundo o Meu Timão, o presidente Osmar Stabile entrou em contato com o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, a respeito do descontentamento com a arbitragem da partida. Conforme informado pelo portal, inclusive, Lucas Canetto Belotte estava escalado como VAR para a partida entre Capivariano e Primavera, neste sábado (24), às 17h (de Brasília) antes de ser afastado pela entidade.
Após as polêmicas e empate por 1 x 1 no clássico Alvinegro, o Corinthians segue focado no Campeonato Paulista. Isso porque, no próximo domingo (25), às 20h30 (horário de Brasília), a equipe alvinegra visita o Velo Clube, no Estádio Benito A. Castellano, pela quinta rodada da primeira fase do estadual. Atualmente, a equipe corinthiana ocupa a sétima colocação da tabela geral do estadual com cinco pontos – somente os oito primeiros vão ao mata-mata.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Lateral-direito é inscrito no Campeonato Paulista e já pode estrear pelo Corinthians
Agente faz cobrança de R$ 3,7 milhões ao Corinthians; clube soma R$ 11 milhões pagos