Corinthians volta a atuar como mandante longe de Itaquera após quase cinco anos

  • Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Corinthians inicia sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2026 nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), diante do Bahia, em partida marcada para a Vila Belmiro. O confronto marca a primeira vez em quase cinco anos que o Timão atuará como mandante fora da Neo Química Arena.

A última ocasião em que o clube alvinegro mandou um jogo longe de Itaquera aconteceu em março de 2021. Naquela oportunidade, pela segunda fase da Copa do Brasil, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Retrô-PE e garantiu a classificação nos pênaltis, por 5 a 3, em partida disputada no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, no Rio de Janeiro.

A mudança de local teve caráter excepcional. Inicialmente, o duelo seria realizado na Neo Química Arena, mas, em razão da adoção da fase emergencial pelo Governo do Estado de São Paulo para conter a pandemia de Covid-19, a partida foi transferida para Volta Redonda. Naquele período, eventos esportivos estavam restritos na capital paulista.

Mesmo após o anúncio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a cidade fluminense recebeu apenas jogos válidos pelo Campeonato Paulista. Três dias antes do confronto eliminatório, a entidade optou por transferir a partida para o estádio do Boavista.

Desde a inauguração da Neo Química Arena, em maio de 2014, o Corinthians deixou de atuar em sua casa em apenas outras sete oportunidades. A maior sequência ocorreu no início de 2018, quando o clube mandou três partidas do Campeonato Paulista no Pacaembu, durante a primeira troca do gramado do estádio de Itaquera.

Em competições oficiais, esta será a primeira vez que o Timão atuará como mandante na Vila Belmiro. No estádio do Santos, o Corinthians soma 138 jogos, com 49 vitórias, 32 empates e 57 derrotas, o que representa um aproveitamento de 43,2%.

A antecipação da partida de quinta para quarta-feira teve como objetivo igualar o período de preparação em relação ao Flamengo, adversário do Corinthians na Supercopa do Brasil, marcada para o dia 1º de fevereiro. A escolha da Vila Belmiro ocorreu porque o clube carioca enfrenta o São Paulo no Morumbis, também na quarta-feira, e, normalmente, a Polícia Militar não autoriza que dois grandes clubes do estado atuem na capital no mesmo dia.

Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Notícias do Corinthians

Compartilhar:

Últimas publicações

Ver tudo