- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
Na noite deste domingo (8), o Corinthians recebeu o Palmeiras, às 20h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de 2026 e saiu de campo derrotado por 1 x 0 em um jogo marcado por muitas chances desperdiçadas.
No primeiro tempo, o Corinthians foi superior ao rival e teve mais a posse de bola. Porém, encontrou um Palmeiras marcando em bloco baixo e apostando em contra-ataques, dificultando a criação de jogadas. Ainda assim, o Timão teve as melhores oportunidades e ainda teve uma chance de pênalti com Memphis, que acabou desperdiçando e não tirou o zero do placar na primeira etapa.

Na segunda etapa, o Corinthians seguiu dominando o rival, mas ainda sem ter eficiência para transformar o grande volume de jogo em gols. Já entrando na reta final, Garro perdeu bola no meio de campo e cedeu contra-ataque que gerou gol de Flaco López. Com a vantagem, o adversário passou a demorar para repor a bola em jogo e segurou o resultado.
Próximo compromisso
Depois de enfrentar o Palmeiras, em Itaquera, pelo estadual, o Corinthians volta o seu foco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira (12), às 20h00 (de Brasília), o Alvinegro enfrentará o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da competição nacional.
Escalação do Corinthians
A comissão técnica corinthiana possuiu quatro desfalques para o Derby. São eles: o lateral-esquerdo Hugo Farias (lesão no joelho direito), o volante José Martínez (se reapresentou recentemente), o meio-campista André Carrillo (desconforto muscular) e o atacante Kaio César (lesão muscular na coxa direita).
Desta maneira, o Corinthians iniciou a partida com: Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André, Matheus Pereira e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
O banco de reservas teve como opções: Felipe Longo, João Pedro, Cacá, André Ramalho, Pedro Milans, Charles, Rodrigo Garro, Kayke, Vitinho, Pedro Raul, Dieguinho e Gui Negão.
Escalação do Palmeiras
O técnico Abel Ferreira escalou sua equipe com: Carlos Miguel; Khellven, Murilo, Gustavo Gómez e Joaquín Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira, Allan e Maurício; Flaco López e Vitor Roque.
No banco, estiveram: Lomba, Bruno Fuchs, Giay, Jefté, Bruno Rodrigues, Sosa, Lucas Evangelista, Luighi, Emiliano Martínez, Riquelme, Larson e Pacheco.
Arbitragem
O dono do apito foi Raphael Claus, com auxílio de Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima. O quarto árbitro e o VAR foram, respectivamente, Fagson Junior dos Santos Silva e Thiago Luis Scarascati. Todos foram designados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Primeiro tempo
A primeira tentativa de ataque foi do Corinthians. Logo no primeiro minuto, o Corinthians aproveitou o vacilo de Khellven, Memphis recebeu na área, girou e tocou para Yuri Alberto. O camisa 9 do Corinthians foi travado e ganhou escanteio.
Aos sete minutos, Andreas Pereira bateu escanteio, a bola ficou viva na área, Gustavo Gómez ajeitou para o meio, e Flaco López armou a bicicleta, mas não alcançou a bola. Aos 11, Vitor Roque ficou com a sobra na área do Corinthians e finalizou cruzado, mas Hugo Souza caiu para defender em dois tempos.
Aos 12 minutos, Matheuzinho virou o jogo e encontrou Memphis entrando com liberdade na área do Palmeiras. Ele cruzou, Yuri Alberto conseguiu o cabeceio e mandou perto da trave esquerda de Carlos Miguel.
Aos 14, o Palmeiras teve falta em diagonal à área e Andreas Pereira arriscou a finalização, mas mandou na rede pelo lado de fora. Aos 17 minutos, Memphis recebeu na ponta direita e deu um ótimo passe para Breno Bidon dentro da área. O camisa 7 ajeitou o corpo e bate colocado, mas não conseguiu a direção certa e mandou para fora.
Aos 21, Andreas Pereira arriscou de muito longe e a bola saiu à direita do gol de Hugo Souza. Já aos 29 minutos, foi a vez de Maurício arriscar de fora da área e mandar para fora, sem muito perigo para o goleiro corinthiano.
Aos 33 minutos, Memphis bateu escanteio, Gustavo Henrique subiu com Marlon Freitas e na sequência Carlos Miguel tentou o soco e acerta a cabeça do zagueiro. Raphael Claus marou a penalidade para o Corinthians.
Memphis Depay foi para a cobrança e acabou mandando para fora após escorregar antes de chegar na bola. Antes da batida, o meia Andreas Pereira raspou a trava das chuteiras na marca do pênalti para tentar alterar o gramado e atrapalhar a finalização corinthiana.
Não houve novos lances de perigo e o placar do intervalo era de 0 x 0.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com o Palmeiras tentando chegar mais ao ataque. Aos dois minutos, Allan recebeu na intermediária, carregou com espaço e chutou em cima de Hugo Souza. Aos cinco, Khellven recebeu na entrada da área e tentou o chute cruzado, mas mandou longe do gol.
Aos 13 minutos, em cobrança de falta de Breno Bidon, o Corinthians mandou com perigo para a área, a bola bateu e rebateu em defensores do Palmeiras e foi afastada. Aos 15 minutos, Memphis recebeu na entrada da área, girou e bateu, mas Carlos Miguel espalmou.
Já aos 20, Matheus Bidu recebeu com espaço de longe e arriscou a finalização de longe, obrigando Carlos Miguel a espalmar e mandar para escanteio. Aos 21 minutos, Matheuzinho recebeu no fundo e cruzou rasteiro. Carlos Miguel não achou a bola, mas ninguém chegou para colocar o pé e Khellven jogou para escanteio.
Aos 22, Memphis cobrou escanteio na segunda trave, Gabriel Paulista cabeceou em cheio e Carlos Miguel faz uma defesa importante para evitar o gol. Aos 23 minutos, Palmeiras puxou contra-ataque, e Luighi tocou para Flaco López. O camisa 42 finalizou, mas Breno Bidon chegou de carrinho para travar a finalização de maneira providencial.
Aos 24 minutos, Andreas Pereira cobrou escanteio, Gómez não cabeceou e nem Murilo, mas a bola sobrou para Luighi, que teve a finalização cortada por Matheus Bidu em cima da linha. Aos 32, Luighi roubou a bola no meio-campo de Matheuzinho e partiu sozinho para a área. Ele diminuiu a passada para finalizar, e o lateral se recuperou para fazer o desarme preciso para evitar o gol.
O gol do Palmeiras: aos 38 minutos, Rodrigo Garro perdeu a bola no meio-campo e o Palmeiras saiu em contra-ataque. Mauricio carregou da intermediária para o ataque, finalizou, a bola desviou em Gabriel Paulista, e Hugo Souza rebateu. No rebote, Flaco López apenas empurrou pro gol e abriu o placar.
Após o gol, o Corinthians tentou pressionar pelo empate, mas não conseguiu criar chances e saiu de campo derrotado por 1 x 0.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50