- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
O Corinthians confirmou a negociação com o Torino por um empréstimo com obrigação de compra do zagueiro João Pedro Tchoca. Ele é mais um jogador revelado nas categorias de base do clube que parte rumo à Europa. No Parque São Jorge, o defensor foi campeão nas categorias de base, foi emprestado para ganhar minutagem e retornou com sequência no time profissional.
Contratado em 2019 para atuar no sub-17 do Timão, João Pedro Tchoca sempre brigou por titularidade nas equipes que jogou. Depois de três anos regulares no sub-20, ele foi capitão do clube na conquista da Copinha de 2024, sua última aparição em jogos de base. Após isso, fez dois jogos no profissional e foi emprestado ao Ceará, até o fim da temporada.

No Vozão, ele se tornou peça importante para o técnico Léo Condé e participou da campanha que terminou em acesso do Ceará para a Série A de 2025. Com mais minutagem e experiência, o Corinthians integrou-o de volta ao elenco, chegando a ser titular com Ramón Díaz. No ano passado, foi campeão do Paulistão e da Copa do Brasil pelos profissionais.
Neste ano, com apenas cinco rodadas do Paulistão, ele entrou em campo uma vez, sendo esta diante do Red Bull Bragantino, na segunda rodada, somando ao todo 33 jogos com a camisa alvinegra. Aos 22 anos, ele é cedido ao Torino por cerca de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,5 milhões) até o fim de junho. Para que o clube italiano seja obrigado a compra-lo, ele precisa fazer dez jogos com no mínimo 45 minutos em campo.
Caso ele atinja as metas, o Torino arcará com mais 4,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 28 milhões) para ter o passe do atleta. O Corinthians ainda mantém 12% de mais valia – caso ele seja vendido no futuro por mais de 4,5 milhões de euros. Além disso, também existem bonificações que não foram divulgadas pelos clubes.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45
Domingo: 9h20 | 11h | 13h50