Mal assumiu o comando da equipe e o técnico interino Dyego Coelho já tem uma bela dor de cabeça. O treinador do Corinthians tem jogadores importantes fora de campo devido a lesões ou suspensões.
Com poucas opções no time principal, e tendo um jogo importante em casa já nesta quarta (16), quando enfrenta o Bahia pela 11ª rodada do Brasileirão, Coelho convocou quatro atletas das categorias de base do clube para o treino desta segunda (14), buscando uma soluções interna para a escassez no elenco alvinegro.
Entre os garotos convocados por Dyego Coelho, o mais conhecido é o meio-campista Gustavo Mantuan. Aos 19 anos, Gustavo tem status de joia na base do Corinthians e integra a equipe Sub-20 do Timão. Inclusive, conforme noticiado pela Central do Timão, dois clubes italianos, Torino e Lecce, estão interessados no meia. O Lecce já teria feito uma proposta pedindo o empréstimo do garoto. Seu irmão, Guilherme Mantuan, que também foi formado na base do Corinthians, fechou com o Gil Vicente, de Portugal.
O lateral-esquerda Lucas Pires, 19 anos, era reserva de Lucas Piton no sub-20; quando Piton foi promovido, em janeiro de 2020, Pires se tornou titular da equipe na Copa São Paulo. Também atua como meia-atacante.
Com 21 anos, o lateral-direito Igor Marques, conhecido como Formiga foi emprestado ao Coimbra, de Minas Gerais. O time mineiro tinha interesse que ele continuasse, mas com a pandemia e a paralisação dos campeonatos, Ígor voltou ao Corinthians, onde foi realocado ao sub-23.
Com contrato com o Timão até outubro de 2022, Ígor disputou 53 partidas pelo Sub-20 corinthiano em 2019, marcou quatro gols e deu quatro assistências, participou de alguns treinos com a equipe profissional, e de treinos da Seleção Brasileira durante a Copa América. Também chegou a ser relacionado pelo técnico interino Dyego Coelho para jogos na reta final do Brasileirão 2019.
O mais jovem, o atacante Cauê, tem 18 anos, veio do Novorizontino e se destacou no Sub-17 em 2019, onde fez 20 gols em 35 partidas. Disputou a Copinha pelo sub-20 este ano, esteve na mira do Real Madrid e agora recebe uma chance na categoria principal.
O interesse do clube merengue, no atacante de 18 anos, segundo publicação do jornal Defensa Central da Espanha, é principalmente por sua força física, técnica e precisão para um jovem jogador. Os que acompanham seu futebol de perto, dizem que ele é um misto da rapidez de Aubameyang e goleador como Jô.
Cauê Santos tem contrato com o Corinthians até 31 de março de 2023 e o valor da sua multa contratual é mantida em sigilo.
Confira o vídeo do atacante cobiçado pelo Real Madrid:
Cauê concedeu entrevista à Central do Timão em agosto, e falou sobre a experiência nas categorias de base do Corinthians; o atacante chegou a ficar 10 meses fora dos gramados por causa de uma lesão grave:
“Eu estava treinando, e estava molhado. Eu não tinha aquelas chuteiras de trava de ferro, que é para dias chuvosos. Eu fui dar um bote, e eu escorreguei, e para eu não cair, eu apoiei no chão e joguei todo o corpo em cima dos meus dedos. Chegou até a entrar dentro da grama, daí já tirei e continuei treinando”, disse o jovem atleta.
Apesar dos percalços, Cauê reconheceu os desafios que tem enfrentado em seu início de carreira e a necessidade de se manter firme nessa jornada:
“Ali eu tive que manter a cabeça, para que quando voltasse, estivesse com a cabeça boa, para enfrentar. Todo jogador já enfrentou as dificuldades. É a nossa profissão, né? A gente escolheu isso”.
Veja, na íntegra, a entrevista de Cauê à Central do Timão:
Por Eduardo Quintino/Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ Jô está suspenso por dois jogos; Corinthians deve interpor recurso
+ Sindicato de Atletas cobra Corinthians e pede abertura de inquérito à DRADE
+ Van Basten e Vilson são citados pelo árbitro na súmula de Fluminense x Corinthians