- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
José Elias Moedim Júnior, o Zé Elias, um dos mais jovens jogadores a vestir a camisa do Corinthians. Quando estreou, em 7 de setembro de 1993, tinha 16 anos. Foi lançado no time profissional pelo técnico Mário Sérgio Pontes de Paiva, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro diante do Cruzeiro. O jogo, realizado no Mineirão, terminou com vitória do Corinthians por 2 x 0, gols de Tupãzinho e Leandro Silva.
Volante duro no desarme (os adversários o chamavam de “Rei do carrinho”), preciso nos passes, milimétrico nos lançamentos. Mas foi a sua raça e incansável disposição em lutar pelo time, que o transformaram no “Zé da Fiel”.
Viveu seu melhor momento no Corinthians histórico de 1995, quando foi Campeão Paulista e da Copa do Brasil, diante do Palmeiras e Grêmio e com dezoito anos de idade foi convocado, por Zagallo, para a Seleção Brasileira.
O carinho da Fiel por Zé Elias era tão grande que no dia 25 de setembro de 1994, dia do seu aniversário, a Fiel comemorou, com ele, no Pacaembu. Um dia que Zé Elias nunca esqueceu e comentou há pouco tempo em uma entrevista ao portal UOL.
“Os meus 18 anos aqui no Pacaembu é a coisa mais marcante pra mim. Dezoito anos, aqui, contra o Criciúma, 40 mil pessoas cantando parabéns. Acho que é um presente que poucas pessoas recebem ao longo da vida e eu tive esse privilégio. Foi aqui, 25 de setembro de 1994, contra o Criciúma, 3 x 2.”
Ao todo, Zé Elias disputou 161 partidas com a camisa do Timão e anotou dois gols, sendo Campeão Paulista e da Copa do Brasil em 1995, deixou o clube na metade de 1996 vendido para o Bayer Leverkusen da Alemanha, onde permaneceu até 1997, quando foi para a Internazionale de Milão e atuou ao lado de Ronaldo Fenômeno, sendo campeão da Copa da UEFA de 1998.
Hoje, Zé Elias ganha a vida como comentarista de futebol no canal ESPN.
Parbéns…feliz aniversario…!!!