- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
A IFAB (International Football Association), órgão que regulamenta as regras do futebol, anunciou que ligas e torneios de futebol de todo o mundo terão permissão para realizar substituições extras em casos de concussões, a partir de 2021.
Essa medida foi tomada em conjunto com o CEG (Concussion Expert Group), um grupo de médicos especialistas, em prol de todos os profissionais que praticam o esporte, vendo que em muitos casos alguns preferem permanecer em campo para não desfalcar as equipes.
Em 2017, por exemplo, o meia-atacante Vitinho, do Corinthians, sofreu uma concussão em um choque entre cabeças durante jogo da Seleção Sub-17. No primeiro momento, o atleta não sentiu sintomas e, por conta disso, permaneceu em campo. No intervalo do jogo, desorientado devido a pancada, acabou se dirigindo ao vestiário adversário. Na segunda etapa, Vitinho precisou ser retirado da partida por apresentar mal estar.
O que é concussão?
Concussão é um tipo de ‘trauma cerebral’ causado por danos na cabeça, pescoço ou parte superior do corpo. A lesão pode acarretar perda de consciência, náuseas, vômitos, prejuízo da memória e até mesmo, problemas visuais.