- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Nesta segunda-feira, dia 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol, um dos esportes mais populares do Brasil. Para celebrar o dia, a Central do Timão listou os últimos títulos do Corinthians na modalidade, em categorias distintas.
Futebol Masculino
O último título conquistado pelo Corinthians Masculino aconteceu no dia 21 de abril de 2019, quando o clube venceu o São Paulo pela final do Campeonato Paulista. Na ocasião, Danilo Avelar marcou de cabeça e abriu o placar para o Alvinegro.
Entretanto, já nos acréscimos da primeira etapa, Antony chutou de fora da área e igualou o jogo. Na volta para o segundo tempo, o Corinthians tentou ir para cima, mas não teve sucesso. Quando a partida já caminhava para os pênaltis, aos 43 minutos, Sornoza lançou Vagner Love, que nem deixou a bola cair no chão e já bateu firme contra as redes de Volpi.
Com a vitória, o Corinthians conquistou o seu 30º título paulista e seu quarto tricampeonato (2017/18/19).
Futebol Feminino
No Futebol Feminino, o último título aconteceu mais recentemente. No ano passado, após erguer a taça do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputou a final do Paulista, diante da Ferroviária, onde aplicou um placar geral de 8×1.
No duelo de volta, disputado na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, o jogo acabou em 5×0, com gols marcados por Giovanna Crivelari, Érika, Tamires, Diany e Grazi.
Com o resultado avassalador, o Corinthians sagrou-se bicampeão paulista e conquistou a sétima taça da história. Além dos torneios Paulistas, conquistados em 2019 e 2020, o Timão Feminino conta com dois Brasileiros (18/20), duas Libertadores (17/19) e uma Copa do Brasil (16).
Base Masculina
Em 2017, o Corinthians ergueu a taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha. O título em questão foi o último conquistado pela base do Timão. Na disputa final, o clube venceu o Batatais por 2×1, com gols de Carlinhos e Marquinhos.
Com o feito, o Timão conquistava o seu décimo título da Copinha, feito inédito entre as equipes brasileiras. As equipes do Fluminense e do Internacional são quem mais se aproximam do Alvinegro, ambos com cinco taças da competição.
Base Feminina
Fundada recentemente, a base do Timão Feminino ergueu a taça do Campeonato Brasileiro Sub-16 no dia 04 de julho deste ano. Em jogo disputado no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, o Corinthians empatou com o Internacional, pelo placar de 1×1 e, nas penalidades, sagrou-se campeão inédito do torneio.
Na ocasião, o Internacional abriu o placar, com gol anotado por Bruna Wink. O Corinthians, no entanto, não desistiu. Na segunda etapa, Duda Mineira aproveitou cobrança de falta, cabeceou no canto direito e empatou o confronto. Nas penalidades, Duda Mineira, Stefanie, Gabi Silva e Isa Morais converteram para o Timão, garantindo a taça inédita da competição.