A CBF estaria esperando a curva ficar descendente para sair de uma pandemia e entrar em uma endemia, e assim conviver parcialmente com o vírus
A CBF continua fazendo estudos para a volta do futebol nacional. O presidente da Comissão Médica e de Controle à Dopagem da entidade, Dr. Jorge Pagura, está à frente da elaboração do protocolo para o retorno do futebol. Segundo o médico, que foi entrevistado no último domingo (21) no FoxSports, nessa atual conjuntura da pandemia de Covid-19 é totalmente impossível voltar sem riscos aos profissionais envolvidos.
“Está tudo altamente pensado para que façamos as coisas com segurança. Agora, segurança total não vai haver. Não vai haver no hospital, não vai haver no shopping, não vai haver na loja”, declarou.
O médico ainda afirmou que o futebol voltará, mas que aguarda uma baixa da curva da pandemia.
“Estamos esperando que a curva comece a ficar descendente para sair de uma pandemia e entrar em uma endemia. Ou seja, ficaríamos convivendo parcialmente (com o vírus). Então, não vai ter jeito. Proteção total, só se colocar em uma bolha. Mas vamos ter medidas muito seguras”, enfatizou Jorge Pagura.
Sobre datas para o início do Brasileirão, ele foi mais comedido, porém garantiu que o campeonato será realizado.
“Quem falar em data, vai errar. O STF delegou às autoridades locais a decisão da reabertura, de acordo com sua curva epidemiológica e com a disponibilidade do sistema de saúde. E o Brasil é um país continental. Não temos data, mas vamos começar, sim”, falou o médico, relativizando.
“O presidente Rogério Caboclo já disse: ‘Nós vamos jogar o Campeonato Brasileiro’. Mas com segurança e sem forçar absolutamente nada. Nós, médicos, somos treinados para salvar. Entendemos toda a questão socioeconômica, mas nossa prioridade é a saúde”, disse Pagura.
Leia mais:
+ Jogadores do Corinthians retiram EPIs nesta segunda; bateria de testes começa amanhã, terça
+ “Fui muito feliz”; Jô fala sobre período no futsal do Corinthians
+ Há 64 anos, Corinthians goleava gigante europeu em pleno Pacaembu
Por Wellington Santos / Redação da Central do Timão
A TV Central do Timão mudou de endereço no YouTube.
Clique AQUI e inscreva-se no novo canal.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados