Momentos históricos do Corinthians no Pacaembu
27 de abril de 2020 15:25
A Fiel torcida não cabia em seus estádios – Ponte Grande e Fazendinha -, foi no lendário estádio que o Corinthians escreveu grande parte de sua vitoriosa história. Assim, não havia exagero em dizer que o Pacaembu era a casa do Corinthians.
.
Grandes momentos da história do clube, 34 títulos e vitórias surpreendentes foram vividos pela Fiel Torcida naquelas arquibancadas. Separamos algumas para homenagear o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, nesta data em que ele completa 80 anos.
1940 – Corinthians 4 X 2 Atlético Mineiro
O Pacaembu foi inaugurado em 27 de abril de 1940. No dia seguinte, houve uma rodada dupla de futebol. No primeiro jogo, o Palestra Itália enfrentou o Coritiba. No segundo, o Corinthians venceu o Galo Mineiro, de virada, por 4 a 2. Era a primeira partida, a primeira vitória e a primeira virada corinthiana no palco do Pacaembu. (Foto: Reprodução Timoneiros)
1948 – Corinthians 2 x 1 Torino/Itália
A equipe tetracampeã italiana, uma das melhores do mundo, na época, veio ao Brasil para amistosos. O único time brasileiro que conseguiu vencê-la foi o Corinthians, por 2 a 1, diante do Pacaembu lotado. Um ano depois, aquele time sofreu um acidente aéreo, com um saldo de 31 mortes: toda a equipe técnica, jogadores e alguns jornalistas. Não houve sobreviventes. (Foto: Reprodução internet)
1950 – Corinthians 2 x 1 Vasco da Gama
A primeira edição da fase de ouro do Torneio Rio-São Paulo, que, criado em 1933, havia tido apenas duas edições completas até então, teve o Corinthians como campeão diante do Vasco da Gama, base da seleção brasileira que disputaria a Copa do Mundo. O jogo do título foi justamente no Pacaembu, e essa foi a primeira conquista oficial dos alvinegros no estádio. (Foto: Reprodução Timoneiros)
1955 – Título do IV Centenário
O último título do Corinthians antes do jejum que duraria até 1977 foi também um dos mais importantes da história do clube. A conquista, referente ao Campeonato Paulista de 1954, estendido até fevereiro de 1955 pela comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo, veio com o empate em 1 a 1 com o Palmeiras. (Foto: Reprodução jornal da época)
1968 – Fim do jejum de 11 anos sem vencer o Santos pelo Campeonato Paulista
“Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!”. Com tal coro, a Fiel fez a festa inesquecível. A partida ficou eternizada como a quebra do tabu de 11 anos. Após um primeiro tempo sem gols, coube a Paulo Borges e Flávio, aos 13 e 31 do segundo tempo, respectivamente, darem a vitória ao Timão. Foi comemorado como a conquista de um campeonato e, recentemente, os dois atletas foram homenageados colocando a planta de seus pés na Calçada da Fama, no Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge. (Foto: Reprodução Folha de São Paulo)
1990 – Corinthians 2 x 1 Atlético MG
A virada para cima do Galo Mineiro, com atuação brilhante de Neto, que marcou os dois gols para levar o Corinthians às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1990, conquistado dias depois pelo Timão. (Foto: Reprodução vídeo)
2005 – Eterno 7 a 1
O jogo mais marcante na caminhada corinthiana para o título Brasileiro de 2005 foi a goleada por 7 a 1 sobre o Santos. Com direito a show de Carlitos Tevez, que marcou três gols. (Foto: Jovem Pan/site Corinthians)
2011 – Corinthians 5 x 0 São Paulo, com hat-trick de Liedson
Mais do que o massacre, o Corinthians deixou o Pacaembu com o sabor de vingança na boca. Rogério Ceni, que havia feito seu centésimo gol no último encontro entre as equipes, falhou no gol de Jorge Henrique, que fechou o placar, e levou a torcida ao delírio. Foi a maior vitória do Timão sobre o rival na história do Brasileirão, igualando feito de 1996. Liédson marcou três gols em uma das melhores atuações corinthianas na conquista do pentacampeonato Brasileiro. (Foto: Reprodução)
2011 – Homenagem a Sócrates e título do Pentacampeonato Brasileiro
O dia 4 de dezembro tinha tudo para ser apenas de alegria para o corintiano. Era a última rodada do Campeonato Brasileiro, e a equipe precisava apenas de um empate com o Palmeiras. O empate veio, e o título, consequentemente, também. Mas todos haviam acordado com a notícia do falecimento de Sócrates. Antes do jogo, jogadores e torcida do Corinthians homenagearam o ídolo alvinegro. Foto: Corinthians
2012 – A conquista da Copa Libertadores da América
Ficou para Sheik o protagonismo da final contra o Boca Juniors. Com dois gols de Emerson Sheik, protagonista da final contra o Boca Juniors, o Corinthians conseguiu seu primeiro título de Libertadores, de maneira invicta. Foto: Corinthians
2013 – Todo Poderoso, Timão leva a Recopa e afunda o ex-soberano São Paulo
Nada mais emblemático do que coroar a sequência Libertadores, Mundial e Recopa com duas vitórias incontestáveis sobre um rival do tamanho do São Paulo. Rival que, com a alcunha de “Soberano”, tripudiou durante anos em cima do Timão. Mas que parou no tempo e viu o Corinthians ressurgir forte. Como o “Todo Poderoso”, como canta a Fiel. Com gols de Romarinho e Danilo, o Timão conquistou sua última Taça no Pacaembu. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Notícias do Corinthians
VIDEO