A Polícia Civil de São Paulo está apurando a possível ligação entre a gestão de Augusto Melo no Corinthians e influenciadores digitais que, desde a campanha do mandatário, têm atuado para promover e blindar a diretoria do clube na internet. As investigações começaram após conselheiros e jornalistas denunciarem ameaças e movimentações coordenadas, especialmente nas redes sociais, direcionadas a qualquer manifestação considerada contrária ou desfavorável à atual administração do Timão.
Suspeita-se que essa atividade faça parte de uma ação criminosa organizada por uma milícia digital, responsável por disseminar fake news e realizar ataques virtuais. O caso está sendo investigado pelos departamentos de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A informação foi publicada em detalhes pela Gazeta Esportiva.
“Há muito tempo nós estamos recebendo várias ameaças. Eu, pessoalmente, a minha família, e chegamos ao cúmulo de ameaçarem jogar uma bomba no Conselho. Fiz um boletim de ocorrência e pedi para abrir um inquérito, está tramitando (…) Vai morrer gente daqui a pouco. Já comuniquei essa situação na delegacia, falei com o delegado César Saad e encaminhei para a delegacia que está apurando o caso da VaideBet“, afirmou à Gazeta o presidente do Conselho do Corinthians, Romeu Tuma Júnior.
O delegado titular do Dope César Saad explicou que a polícia, neste momento, está focada em identificar os usuários envolvidos e em verificar se realmente há uma ação coletiva por trás dessas atividades.
“Agora, a gente vai estudar para entender se é um grupo, se pode ser alguma coisa montada, uma briga política, se tem interesses por trás ou se é uma ação individual. Quando é uma ação coletiva, orquestrada, as consequências são mais graves. Se for um ato isolado, é um crime de ameaça. Agora, se for algo orquestrado, dirigido a este propósito, aí pode ter uma consequência maior, pois configura uma ação criminosa, montada com objetivo de prejudicar pessoas e o próprio Corinthians. Temos de apurar com mais rigor.”
A atuação dos influenciadores citados na investigação tem causado problemas dentro do Corinthians, tanto pela falta de verificação dos fatos divulgados quanto pelos ataques virtuais que resultam dessas publicações, geralmente direcionados a jornalistas e dirigentes.
“Há várias postagens em blogs e perfis nas redes sociais, muitas vezes com supostos documentos vazados, que cobram providências do Conselho, mas sem nenhuma averiguação do clube. Quando você vai procurar, não tem nada. As pessoas não são jornalistas e ficam postando fatos que geram intimidações para pessoas do clube e para jornalistas“, disse Romeu Tuma Jr.
A Central do Timão também foi consultada pela reportagem, pois o portal formalizou uma denúncia junto ao Conselho Deliberativo do Corinthians após nosso conteúdo ter sido indevidamente utilizado em nome do clube para a divulgação de fake news. O caso ocorreu durante a inauguração de uma loja oficial do Corinthians em São Mateus.
Na ocasião, Kauê Arnesi, um dos influenciadores contratados pela gestão de Augusto Melo, distribuiu, em nome do clube, conteúdo produzido pela Central do Timão a outros influenciadores e jornalistas. Segundo os receptores, ele se apresentou como funcionário do Corinthians e afirmou que a nova loja foi idealizada por Augusto Melo, quando, na realidade, o projeto foi concebido pela gestão anterior. A divulgação não autorizada de fake news está sendo investigada internamente, e alguns influenciadores já apagaram as publicações que continham o material enviado por Kauê.
“Mandei para a Comunicação, eu mesmo, diretamente, vou apurar, pedir explicações. Têm pessoas lá que estão recebendo informações fora dos canais oficiais do clube, gente de dentro que está municiando essa guerrilha digital, e isso precisa ser apurado, porque é grave, gera consequências perigosas. Nada disso partiu dos canais oficiais do clube“, disse o presidente do Conselho sobre a denúncia da Central do Timão.
A comunicação institucional também afirmou, em nota, que Kauê não tinha autorização para divulgar conteúdos não oficiais em nome do clube.
“Não houve nenhuma solicitação por parte da diretoria do clube para divulgação de imagens que não fossem oficiais, quem fez, a fez por conta própria. Tanto que essa pessoa que está sendo apontada é contratada pelo Departamento das Categorias de Base, e não faz parte do quadro de funcionários do Marketing / Comunicação, responsáveis pela divulgação deste conteúdo. Além disso, a comunicação do clube enviou profissionais do seu departamento (videomaker e assessor) para fazer a cobertura do evento e também acompanhar o presidente Augusto Melo para entrevistas.“
Kauê também está sendo investigado pelo Conselho Deliberativo por utilizar imagens do clube e da equipe de futebol para promover a propaganda de uma casa de apostas concorrente do patrocinador do Corinthians em seu perfil pessoal nas redes sociais, atitude que pode violar o novo regimento interno do clube.
O presidente Augusto Melo, que teve um pedido de impeachment protocolado no Conselho do Corinthians na última segunda-feira, 26, está respondendo a um processo disciplinar na Comissão de Ética. A Comissão de Justiça do clube encaminhou o mandatário e outros seis dirigentes para prestar esclarecimentos ao comitê sobre as denúncias relacionadas ao contrato de patrocínio com a VaideBet. Na última reunião do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior também mencionou o caso da milícia digital em seu despacho à Comissão de Ética.
“Neste momento em que se aflora uma perigosíssima ação de guerrilha digital provocada por milícias digitais, engendradas por pessoas sem qualquer responsabilidade e compromisso com a verdade, com a ética e com os interesses maiores da instituição Corinthians, pois ao que parece atuam por interesses pessoais e financeiros de seus patronos, o que propicia grave e perigoso gatilho para atos de extrema violência de todo tipo e de toda ordem contra conselheiros, dirigentes, associados, jornalistas, além de familiares de todos esses, é importantíssimo consignar que esse ‘festival de denúncias’ referidas acima, advém de um mesmo grupo político“, pontuou Tuma Jr.
“E para deixar claro: não se trata de opositores da gestão, muito ao contrário, todos tidos até pouco tempo como os ‘homens fortes da atual administração’. Importante que se diga isso para que não se alimente qualquer tese absurda e descabida de golpe. Para que essa guerrilha digital e suas células sejam definitivamente identificadas pela polícia e seus patrocinadores punidos“, completou o dirigente.
Confira abaixo outros casos e influenciadores mencionados pela reportagem da Gazeta Esportiva. Vale destacar que as investigações sobre possíveis vínculos com a gestão de Augusto Melo não se limitam aos nomes e perfis citados. A Polícia Civil recebeu prints, vídeos e depoimentos que indicam a participação de outros indivíduos em ataques virtuais.
Blog do Macedo
Nos últimos meses, o “Blog do Macedo”, um dos principais canais de apoio a Augusto Melo, tem gerado controvérsias no Corinthians. O blog, gerido por Fabio Macedo, ganhou notoriedade durante a campanha eleitoral do presidente e recentemente ampliou sua presença para o YouTube, divulgando informações privilegiadas recebidas devido à proximidade com a atual gestão.
Macedo divulgou um suposto esquema de notas frias no Corinthians, atribuído à gestão anterior. O presidente do Conselho Deliberativo iniciou uma investigação sobre a denúncia, mas não encontrou evidências concretas das supostas irregularidades. Ele criticou a divulgação, afirmando que “o influencer que publicou vai ter de explicar isso” e denunciou a situação como uma forma de “guerrilha digital”.
“Até agora, não recebi nada, nenhuma apuração, ninguém questionou no Conselho, nada. Então, eu fui no Jurídico e o diretor me disse que não tinha nada lá também. Pior que isso, essas notas não foram localizadas no Corinthians. Fui apurar, são notas fiscais e estou achando isso muito grave. O influencer que publicou vai ter de explicar isso. Ele fala que são notas frias, então, vai ter de explicar. Como um blog posta documentos fiscais do clube e afirma, ou coloca sob suspeita, que há um esquema de notas frias, sem nenhuma prova ou averiguação? Nesta postagem, nos comentários, há várias intimidações, ameaças. Isso tem que acabar. Isso é milícia digital, pra mim“, afirmou.
“É uma guerrilha digital para intimidar, acusar e assassinar a reputação das pessoas. Quem pegou essa nota no clube e deu para um blogueiro? Vou levar isso na Polícia, vão ter de responder lá. São documentos fiscais do clube e isso foi publicado para atacar o Conselho. É uma irresponsabilidade“, completou Tuma Jr.
O Corinthians também negou irregularidades após o departamento jurídico consultar o financeiro do clube. Em resposta, Macedo reconheceu que não teve acesso direto às notas, apenas às fotos das mesmas. Em março deste ano, o Blog do Macedo também publicou que a gestão de Duilio Monteiro Alves possuía entre 15 e 20 carros de luxo, alguns blindados, mas depois corrigiu a informação, afirmando que os veículos não eram de alto padrão. Duilio reagiu acionando o Conselho Deliberativo, enquanto Augusto Melo negou ser a fonte da informação.
No entanto, um áudio obtido pela Gazeta Esportiva revela que Macedo confirmou ter recebido a informação diretamente do presidente alvinegro. Fábio Macedo decidiu não comentar mais sobre o caso e buscará orientação legal. Outras informações incorretas divulgadas pelo influenciador também foram citadas na reportagem, como o caso do Adsense (valor pago pelo YouTube) da Corinthians TV.
Marcão da Fiel
Marcão da Fiel é um influenciador que apoia abertamente a gestão de Augusto Melo desde a campanha eleitoral. Ele firmou uma parceria com um patrocinador do clube, que lhe oferece benefícios como a oportunidade de assistir aos jogos do Corinthians em um camarote na Neo Química Arena.
A Gazeta Esportiva obteve um áudio de Marcão no qual ele discute sua relação com o presidente do clube e demonstra preocupação sobre uma possível redução do espaço dos influenciadores na cobertura de eventos do Corinthians. No áudio, Marcão afirma: “Não vão tirar o nosso espaço. E, se o Augusto recuar, o Augusto vai ganhar um problema na Internet, os YouTubers se viram contra ele, porque foi (sic) os YouTubers que fez (sic) a campanha dele“.
Marcão da Fiel também já divulgou uma notícia falsa sobre o presidente do Conselho do Corinthians, incitando o ódio contra ele em suas redes sociais ao afirmar que o dirigente estaria aliado à antiga gestão. Romeu Tuma Júnior foi um opositor da chapa Renovação e Transparência durante todo o tempo em que esta esteve no poder, e foi ele quem protocolou o pedido de impeachment do ex-presidente Roberto de Andrade.
Após a publicação da matéria, Marcão da Fiel entrou em contato com a Central do Timão e solicitou direito de resposta, que publicamos a seguir.
“Sobre os fatos relacionados, gostaria de esclarecer o ocorrido. Sobre a postagem no X era uma informação que uma ala política da oposição tentaria articulação e jamais questionei a imparcialidade do Dr. Romeu Tuma Jr. Fato este que houve uma reunião desta ala confirmada inclusive no clube e imprensa. Em relação ao presidente do Conselho do Corinthians jamais busquei falar mal, difamar ou incitar algo, até porque tenho enorme respeito com o mesmo visto que disse isso ao próprio.
Sobre o meu vínculo profissional já foi esclarecido ao jornalista da Gazeta Esportiva sobre o meu patrocínio e também sobre o áudio que chegou a ele. E de forma exaustiva expliquei em meu canal sobre o patrocínio. É uma questão comercial e não política. É fácil entender: um produto feito para a Fiel consumir não poderia ser divulgado em um canal dos anéis. Estou errado? Desde já, agradeço à Central do Timão pelo espaço para esclarecimento dos fatos. Sem mais.”
Marco Vieira
O “assistente de marketing das categorias de base” do Corinthians admitiu à Gazeta que nunca havia trabalhado nessa área antes, além de não ter formação. Ele gerenciava páginas nas redes sociais e fazia campanha para Augusto Melo sem revelar sua identidade. Marco Vieira afirma que trabalhou de graça na campanha do presidente e sempre foi um apoiador. A reportagem aponta Vieira como responsável por recrutar novos influenciadores, como Cacá Catalão, que confirmou ter sido contatado por ele.
“Ele veio falar sobre eu participar de uma diretoria de torcida, e ele nem tem essa autonomia lá. Me falaram que a Jô (Josiane Ribeiro, superintendente de comunicação) é obrigada a aturar esse cara, porque o Augusto colocou esse cara lá. Não sei se ele queria que eu só falasse bem ou se era para me arrumar um cargo para eu parar de ‘bater’ na gestão. Eu queria ter descoberto mais para poder falar“, afirmou Cacá.
Washington Araújo
Washington Araújo foi mencionado por Sérgio Moura no inquérito policial que o próprio ex-superintendente de marketing do Corinthians instaurou, apontando-o como uma pessoa em posição de liderança e confiança no clube. Segundo o Corinthians, Washington ocupa o cargo de “coordenador de redes” no departamento de marketing. A polícia investiga a suspeita de que ele seja o elo entre a gestão e os influenciadores, potencialmente coordenando a articulação das publicações feitas por apoiadores de Augusto Melo nas redes sociais.
Outros casos
Também foram citados pela reportagem os influenciadores contratados para atuar no Corinthians, Deivison, mais conhecido como Capitão Corinthiano, e Nenê, do Corintiano Pod, que é filho do conselheiro Wagner Leopoldo Marques e foi condenado por violência doméstica em 2017. Apesar de negar as acusações, a Justiça acolheu o depoimento de sua ex-esposa, que registrou um boletim de ocorrência na época, alegando ter sido vítima de lesão corporal, violência doméstica, injúria e ameaça.
Além dos influenciadores mencionados pela reportagem, a investigação também deve mirar o possível uso de robôs para impulsionar artificialmente a gestão corinthiana e disseminar ameaças e ataques à reputação de críticos e veículos de imprensa.
Esta não é a primeira vez que a relação entre o Corinthians e influenciadores gera controvérsias no clube. No dia 22 de maio, a Central do Timão noticiou a contratação de Carlos Eduardo Alves de Oliveira, conhecido como Edu Oliver, para integrar a Corinthians TV. Contudo, o apresentador do podcast “A Voz das Arquibancadas” possui um boletim de ocorrência por ameaças ao goleiro Cássio e sua família.
Ele chegou a anunciar sua contratação como integrante do canal oficial do clube, mas a diretoria reavaliou a decisão depois que as ameaças vieram à tona. Após a publicação da reportagem pela Central do Timão, um movimento coordenado direcionou ataques ao veículo, conforme informações recebidas.
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