O Corinthians, por meio de seu Departamento Cultural, está desenvolvendo uma nova iniciativa para eternizar as vivências dos torcedores alvinegros: o Museu da Pessoa Corinthiana. O projeto visa reunir as histórias e experiências de milhares de corinthianos em um espaço dedicado à preservação da singular relação entre a Fiel torcida e o clube do Parque São Jorge.
Idealizado como um tributo permanente à devoção inabalável dos torcedores, o Museu da Pessoa Corinthiana funcionará como um acervo virtual onde as experiências individuais se entrelaçam com a própria história do Corinthians, refletindo a identidade alvinegra, a conexão entre o indivíduo e a coletividade e a paixão que une todos os corinthianos.
Segundo o Departamento Cultural, dirigido por Raul Corrêa da Silva, “o objetivo é captar e preservar a essência das experiências vividas por cada corinthiano, reconhecendo a contribuição de cada um para a grandiosa história do Timão”.
Inspirado no Museu da Pessoa Humana, um espaço virtual e colaborativo dedicado a histórias de vida, o projeto corinthiano pretende reunir e documentar relatos sobre jogos memoráveis, histórias de superação e tradições passadas de geração em geração para transformar essas vivências em patrimônio cultural imaterial do clube e garantir que a paixão pelo Corinthians continue a ser celebrada pelas gerações futuras.
Um dos principais aspectos do projeto será a realização de entrevistas semiestruturadas com pessoas ligadas à história do Timão, incluindo dirigentes, ídolos, jogadores que sejam declaradamente corinthianos, funcionários do clube e, naturalmente, torcedores. Além disso, fotos e outros registros materiais dos entrevistados poderão ser incorporados ao acervo.
“Nossa história, que guardamos em casa, estará à disposição da nação alvinegra”, afirmou Raul Corrêa da Silva à Central do Timão. “Será um espaço para memórias e histórias que fortaleçam nossos costumes e tradições. Transmitir a nossa alma e essência para as próximos gerações e a todos que venham a fazer parte de nossa nação”, completou o diretor.
As entrevistas, que inicialmente acontecerão dentro do Memorial Corinthians, no Parque São Jorge, serão integradas ao acervo do clube, somando-se a uma vasta gama de outros registros audiovisuais que compõem o patrimônio histórico e cultural do Timão. Esse material estará disponível na Corinthians TV, no YouTube, e no site oficial do clube.
O departamento estuda expandir as gravações para o ambiente virtual posteriormente, o que permitirá que torcedores de diferentes partes do mundo possam participar. Inicialmente, até a conclusão da estruturação do projeto, os interessados em compartilhar suas histórias no Museu da Pessoa Corinthiana deverão se inscrever previamente no clube.
O lançamento oficial do projeto está previsto para janeiro de 2025. Para acessar o formulário de inscrição, clique AQUI. Para apoiar esta e outras iniciativas do Departamento Cultural do Corinthians, acesse o site oficial do clube.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians tem bom retrospecto recente contra clubes argentinos na Copa Sul-Americana
Corinthians inaugura neste sábado busto em homenagem a ídolo multicampeão do basquete
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados