A terceira “era Mano Menezes” no CT Joaquim Grava se iniciou na tarde da última quinta-feira, 29, com o anúncio do substituto de Vanderlei Luxemburgo e o primeiro treino comandado pelo novo técnico. De volta após nove anos, o treinador gaúcho comemorou a oportunidade de comandar o Corinthians mais uma vez e acredita que, para ser contratado de novo, deixou algo de bom nas passagens anteriores pelo clube.
“Hoje, quando eu fui convidado pela terceira vez para dirigir o Corinthians, pensei muito sobre isso. É sinal de que alguma coisa muito boa foi construída entre a gente, e é isso que me orgulha, de olhar e ver que a gente deixou algo no clube e conseguiu construir essa relação de confiança capaz de levar o clube a te convidar pela terceira vez. Isso, para a gente que vive no mundo profissional, é algo muito diferenciado”, iniciou Mano, à Corinthians TV.
Mano Menezes ainda revelou qual será seu “primeiro objetivo”. O técnico disse que, de início, pretende definir uma ideia de jogo para, depois, transformar o Corinthians em uma equipe “competitiva e aguerrida”, mas ao mesmo tempo com um futebol que faça o torcedor ter prazer de acompanhar o time. No entanto, o treinador indicou que não deve fazer mudanças drásticas nos primeiros dias de trabalho.
“Esse é nosso primeiro objetivo: dar uma ideia, um conceito, e fazer a equipe construir seus resultados, sempre em um número maior do que foi o percentual que conseguimos nas outras duas vezes. E aproximar o Corinthians das conquistas, que o torcedor sempre esteve muito acostumado”, declarou.
“Então, é tentar, mais uma vez, construir uma equipe que identifique o torcedor dentro de campo, como comportamento e como o Corinthians sempre foi. Uma equipe competitiva, aguerrida e que lute durante os 90 minutos pela vitória, mas que também ofereça um futebol que o torcedor tenha prazer de ir ao estádio como um programa de domingo ou de quarta-feira.”
“Em um curto espaço de tempo, você procura ser simples, trabalhar coisas importantes e significativas para a equipe. A primeira delas é deixar claro o que queremos fazer dentro de campo, seja qual for a estratégia e os primeiros conceitos que vamos introduzir na equipe, para que os jogadores se sintam seguros e conhecedores daquilo que precisam fazer e consigam, individualmente, começar a crescer para traduzir em um coletivo bastante forte”, destacou Mano.
Por fim, Mano Menezes se mostrou contente com o reencontro com a Fiel. O treinador elogiou a torcida do Corinthians, “sempre muito atuante”, nas palavras dele, seja em jogos como mandante, na Neo Química Arena, ou como visitante. A ideia, segundo o técnico, é de montar um time que seja identificado com o torcedor alvinegro.
“No Corinthians, não só como mandante, muitas vezes como visitante você tem uma torcida sempre muito atuante. Então, é tentar, mais uma vez, construir uma equipe que identifique o torcedor dentro de campo, como comportamento e como o Corinthians sempre foi”, finalizou.
Nas duas passagens anteriores, a primeira entre 2008 e 2010 e a segunda em 2014, Mano Menezes conquistou três títulos (Série B 2008, Paulistão 2009 e Copa do Brasil 2009) e foi nome fundamental na reconstrução do Corinthians após a queda à segunda divisão, pior momento da história alvinegra.
Foram 248 jogos em quatro temporadas, número que coloca Mano Menezes como terceiro técnico que mais comandou o clube. O retrospecto é de 136 vitórias, 64 empates e 48 derrotas, com um bom aproveitamento de 63%.
Mano Menezes será apresentado pelo Corinthians à imprensa no CT Joaquim Grava às 14h desta sexta-feira, 29. Depois, dará seu segundo e último treino preparatório para o jogo deste sábado, 30, contra o São Paulo, pelo Brasileirão, no Morumbi. O técnico fará a reestreia pelo clube no clássico.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians goleia Tuka Bike pelo Estadual de Futsal
Corinthians perde para o Mogi Basquete e encerra fase de realinhamento com derrota
Filha de Luxemburgo diz que “interesses particulares” atrapalham o Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados