De volta ao Corinthians após nove anos, o técnico Mano Menezes rebateu, durante entrevista coletiva no último sábado, 7, um rótulo de que é “retranqueiro” demais, algo que fez uma pequena parte da torcida alvinegra não concordar com a contratação dele. Bem-humorado, o treinador gaúcho brincou dizendo que encerrou o empate com o Flamengo com quatro atacantes em campo: Yuri Alberto, Felipe Augusto, Romero e Pedro.
“Hoje terminamos o jogo com Yuri Alberto, Felipe (Augusto), Romero e Pedro. Então estou mudando meu DNA, eu acho (risos)“, iniciou Mano Menezes, durante entrevista coletiva após o empate do Corinthians com o Flamengo, na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Brasileirão.
Mano Menezes ganhou o rótulo de “retranqueiro” de grande parte dos torcedores brasileiros e da imprensa nacional porque, ao longo da carreira, sempre montou times com uma defesa sólida, sofrendo poucos gols. Por exemplo, nas duas passagens anteriores do técnico pelo Corinthians (2008 a 2010 e 2014), o time tomou 235 gols em 248 jogos, com uma média inferior a um sofrido por partida (0,95).
Durante a entrevista coletiva, no entanto, Mano Menezes disse que, às vezes, as pessoas confundem uma boa organização defensiva com ser defensivo demais. De acordo com o gaúcho, nenhum técnico gosta de ser atacado o jogo inteiro e, de alguns anos para cá, os treinadores passaram a preparar melhor os times para a construção de boas jogadas ofensivas, indicando que essa será sua prioridade no Corinthians.
“Eu acho que as pessoas confundem um pouco uma boa organização defensiva com ser defensivo demais. Eu falo sempre que temos que acompanhar as alterações que o futebol vai apresentando.”
“Até um tempo atrás, você ser organizado defensivamente – e o Alessandro (gerente de futebol do Corinthians e ex-lateral-direito do clube) está aí, foi meu jogador e sabe – dava uma condição muito boa de retomada de bola, mantendo uma equipe organizada para você, em transições rápidas, construir suas vitórias“, completou.
“A partir de um determinado momento, isso ficou pouco. O futebol vai mudando e você tem que entender as mudanças. Então, hoje, os times precisam estar mais preparados para propor jogo e ter uma estrutura de construção de jogadas. É atrás disso que os treinadores vão.”
“Ninguém gosta de ficar sendo atacado o tempo inteiro, isso é terrível, porque em uma delas escapa, sua defesa não sustenta e você toma gol. É só olhar um dos gols que tomamos em Fortaleza (na Sul-Americana). Mas você vai dando ao adversário tanta chegada na frente que, em uma dessas bolas, acontece isso. Você não pode ficar mais assim, porque todos constroem bem, e nós também temos que construir bem“, finalizou.
Na busca por uma melhor organização do Corinthians, o técnico Mano Menezes, agora, terá um longo período livre de trabalho pela frente. Isso porque, devido à Data FIFA para jogos de seleções, o Timão só volta a campo no dia 19 de outubro, contra o Fluminense, no Maracanã, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Semana do Corinthians tem decisões nas quadras e na base e rodada dupla da Libertadores Feminina
Corinthians x Always Ready: escalação, arbitragem e onde assistir
Corinthians visita São José em busca de carimbar classificação no Paulista de Basquete
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados