Nesta quinta tem festa no Belenzinho, a CAMISA 12 celebra seu quadragésimo oitavo aniversário com churrasco à vontade
08 de agosto de 1971. Cláudio Faria Romero (Vila Maria), Rubens César dos Santos, Raul Corrêa da Silva, Cléber Meta e José Pacheco Couto Filho sacramentavam um sentimento que já existia desde a década de 60, o de exaltar a importância da força da torcida como um 12º jogador. Nascia a “Fiel Torcida Jovem CAMISA 12, o jogador das arquibancadas”.
Era um período difícil para o Corinthians. Esse sentimento de “jogar com o time” já vinha de antes de 1971, e nasceu no meio da década de 60, onde um grupo de torcedores se reunia, acompanhava os jogos do Corinthians e conversava muito sobre a vida do clube, a falta de títulos da época, o momento político do clube, que era considerado ditatorial. Com essas reuniões nas arquibancadas do Pacaembu, no Parque São Jorge e em jogos fora, esse grupo foi ganhando forma e tudo culminou na formação das torcidas organizadas a partir de 1969.
A partir daí a torcida toma um posicionamento político dentro do clube, ganha uma postura, uma identificação de arquibancada, participa também ativamente dos movimentos políticos do país, e os anos subsequentes marcam o crescimento e o fortalecimento da entidade com sua solidificação para determinar seu espaço.
Ao longo dos anos, a Camisa 12 participa dos maiores momentos da história do Corinthians. Em 1976 foi a torcida que levou mais ônibus para a Invasão do Maracanã, se fez presente na invasão do Beira Rio e em Recife em 76, na final do Paulista em 77, e em todos os momentos de derrotas e vitórias, inclusive no Mundial de 2000 e no Japão em 2012.
Mas não só de apoiar o futebol profissional vive a CAMISA 12. Uma característica muito peculiar da torcida é acompanhar todos as modalidades de esportes onde o Corinthians está envolvido. Já esteve presente de futebol de botão, de mesa, basquete a natação, e tem uma relação muito presente no futebol feminino. Todos os anos a CAMISA 12 está na São Silvestre, apoiando os inúmeros atletas corinthianos que participam, isso é uma marca da história da torcida.
Indispensável falar da sua grande vocação, a responsabilidade social, que é exercida com grandeza por seu departamento social, que presta verdadeira assistência às comunidades carentes que cercam sua sede em São Paulo, citando ainda o trabalho de suas sub-sedes pelo Brasil afora. Natal, Dia das mães, das crianças, escolinha de bateria e o projeto de muaythai, que fazem a inclusão de crianças e jovens que vivem em situação de pobreza, a assistência odontológica, jurídica e uma série de benefícios que são oferecidos, não só na sede, mas também em outras subsedes, que estão em todas as regiões do Estado de São Paulo e mais várias com trabalho forte em outros estados brasileiros.
No carnaval de São Paulo, a Camisa 12 tem uma posição importante, iniciou em 1984 como bloco carnavalesco, em 1996 fundou a escola de samba detentora de alguns títulos. O carnaval talvez seja sua maior veia cultural, seus enredos tem, na maioria, um cunho político voltado a defender os menos favorecidos, as fantasias são gratuitas, assim as pessoas das comunidades adjacentes podem participar dos desfiles.
Edson Facchola é o atual presidente, tendo Sérgio Morais como vice, tem mais de 50 mil associados pelo mundo afora, e faz questão de afirmar que seu maior patrimônio é o seu associado, porque “tudo acontece para ele, por ele e com ele. Vem deles a força, vem deles a ajuda e a inspiração”.
Foi sempre pensando em um Corinthians grande, que a CAMISA 12 expandiu e fortaleceu seus ideais. Ao longo desses 48 anos, venceu barreiras, cruzou fronteiras e acima de tudo escreveu seu nome na história do Corinthians, demonstrando a cada dia seu amor e apoio incondicional onde quer que o nome do Corinthians esteja sendo representado.
As festividades em comemoração aos 48 anos da CAMISA 12 tem início nesta quinta-feira, dia 8, com churrasco gratuito à vontade, bar com bebidas a preços populares, samba e alegria com Faeti Ramos & Banda, a partir das 18h em sua quadra situada à Rua Juvenal Gomes Coimbra, 12, Belenzinho, São Paulo, Capital. Todos os corinthianos, associados ou não, podem participar, a entrada é gratuita.
O ápice das comemorações está reservado para o próximo dia 31, com uma grande festa com show de abertura de Birinha do Dendê e o grande show de Péricles. Para informações sobre ingressos, contate a torcida pelas redes sociais ou pelo telefone 011 2081-4443.
facebook /fieltorcidajovemcamisa12
instagram/fieltorcidajovemcamisa12
Veja momentos históricos da CAMISA 12 na galeria de fotos.
Todas as fotos e vídeos foram cedidos e autorizados pela CAMISA 12 à nossa redação.
Por Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados