Nesta quarta-feira, 31, o Corinthians enfrenta o Atlético-MG no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será realizada na Neo Química Arena e terá início às 21h30, de acordo com o horário de Brasília. Durante o confronto, os jogadores realizarão um protesto solicitando o veto do presidente Lula em dois parágrafos da Lei Geral do Esporte, os quais são amplamente rejeitados pelos atletas do país.
O protesto será feito por todos os jogadores que entram em campo na Copa do Brasil. Após o apito inicial, os atletas colocarão a mão na boca, simbolizando a falta de voz dos jogadores em relação à promulgação da lei. A insatisfação dos jogadores já existe há algum tempo. Saiba mais sobre como a aprovação dos dois parágrafos da Lei Geral do Esporte impacta o futebol.
A Lei Geral do Esporte foi aprovada pelo Senado Federal em 9 de maio deste ano. Os atletas têm a percepção de que essa lei pode gerar maior instabilidade, especialmente no que diz respeito à saúde dos jogadores e às lesões no futebol. Além disso, eles criticam a falta de participação dos atletas nas decisões, uma vez que não foram consultados no processo de tomada de decisão.
Os envolvidos entendem que a nova lei revoga a Cláusula Compensatória Desportiva, que garante aos jogadores o cumprimento de todos os acordos estabelecidos em contrato. Além disso, compreendem que essa mudança possa eximir os clubes de responsabilidade em casos de acidentes de trabalho.
Há algumas semanas, o Corinthians e outros times brasileiros já haviam se manifestado contra a Lei Geral do Esporte. Em nota, os clubes afirmaram que não são contrários à lei, mas sim à maneira como a proposta foi reapresentada para votação no Congresso. Além disso, destacaram ser “fundamental” retirar a pauta da votação para que os protagonistas do esporte tenham o direito de analisar e compreender o projeto.
Veja mais:
Corinthians x Atlético-MG: escalação, arbitragem e onde assistir
A vez do Atlético-MG? Relembre sete viradas históricas do Corinthians na Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados