O Corinthians foi até o Morumbi na tarde deste domingo, 27, para brigar por uma vaga na decisão do Paulistão. O adversário foi o São Paulo, em duelo único que teve início às 16h (de Brasília). O Timão perdeu por 2×1, com gols de Alisson e Wellington pelo rival, e Jô, pelo lado alvinegro, e foi eliminado da competição.
O técnico corinthiano, Vítor Pereira, não pôde contar com quatro jogadores neste Majestoso, todos com problemas físicos: o goleiro Ivan (desconforto na coxa direita), o lateral-esquerdo Bruno Melo (lesão na coxa esquerda) e os meia-atacantes Gustavo Mantuan (dores no joelho direito) e Luan (desconforto no quadril). A escalação foi a seguinte: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz, Renato Augusto e Paulinho; Willian, Giuliano e Róger Guedes
Já o treinador tricolor, Rogério Ceni, teve apenas três desfalques: o zagueiro Robert Arboleda (com a Seleção Equatoriana), o lateral-direito João Moreira (com a Seleção Portuguesa sub-18) e o meio-campista Gabriel Sara (lesionado). Sendo assim, o Tricolor foi a campo com o seguinte time: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes; Alisson, Éder e Calleri.
Primeiro tempo
O Corinthians deu a saída com Renato Augusto. Com apenas 40 segundos de jogo, Gil teve um choque de cabeça com Calleri e o atleta tricolor levou a pior. Ele ficou caído por alguns segundos, mas logo levantou e foi tratar um corte na cabeça na parte de fora do gramado. Com dois minutos, o atacante argentino já havia retornado.
Renato Augusto começou atuando um pouco mais avançado, quase como um falso 9. Willian, por sua vez, iniciou jogando pela direita do ataque, enquanto Róger Guedes ocupava a ponta-esquerda. Aos quatro minutos, Giuliano carregou pela esquerda e achou bom passe para Róger Guedes na área. Porém, antes de a bola chegar no atacante, Renato Augusto acabou atrapalhando e a sobra ficou com o São Paulo.
No lance seguinte, o Tricolor chegou pelo lado esquerdo do ataque, quando pediu pênalti em Éder. O árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo, porém, nada marcou. Um novo pedido de pênalti pelos mandantes aconteceu aos sete minutos, de Fagner em Calleri. Contudo, o árbitro novamente mandou o jogo seguir.
Aos oito minutos, o lateral-direito corinthiano pediu substituição por conta de um desconforto muscular. O técnico português Vítor Pereira chamou Robson Bambu para substituir o camisa 23. Com isso, João Victor passou a assumir a função de lateral. Aos 11 minutos, Willian tabelou pela direita e arrancou, sendo parado com toque do adversário. Todavia, o árbitro insistia em deixar o jogo seguir.
O melhor lance do Timão até então aconteceu aos 16 minutos, quando Willian arrancou em contra-ataque e achou Róger Guedes pela esquerda. O atacante cortou para o meio e bateu forte, no alto, de fora da área, mas viu Jandrei espalmar para escanteio. O São Paulo finalizou dois minutos depois, com Pablo Maia, que arriscou do meio da rua. A bola foi desviada e o Tricolor cobrou escanteio, que não surtiu em nada.
Os minutos seguintes foram de equilíbrio. Ninguém conseguia incomodar a defesa rival. Apesar disso, o Corinthians era quem tentava propor jogo. As equipes faziam um duelo muito tático e estudado.
O Tricolor passou a sufocar a saída de bola do Timão a partir dos 25 minutos, provocando alguns erros na saída de bola corinthiana. Pressionando, o time de Rogério Ceni sofreu falta aos 28, pela direita do ataque. Igor Gomes cobrou, mas a zaga alvinegra afastou o perigo.
Aos 32, o São Paulo cobrou escanteio fechado e viu Cássio sair de soco para afastar o perigo. O goleiro corinthiano se trombou com Calleri e ficou caído, sentindo o ombro. Após receber atendimento dos médicos do Timão, o camisa 12 levantou e seguiu atuando.
Neste momento, o técnico Vítor Pereira mudou o posicionamento de Willian e Róger Guedes. O primeiro passou a jogar pela esquerda, enquanto o segundo foi para a referência do ataque. Aos 36, Róger Guedes disputou bola e fez falta em Pablo Maia, levando cartão amarelo.
O Timão voltou a finalizar aos 40 minutos, quando Renato Augusto tabelou com João Victor no meio-campo e arriscou o chute. Entretanto, bateu muito mal e a bola sequer assustou Jandrei.
Primeiro gol do São Paulo: um minuto depois, o São Paulo chegou com perigo pela direita, mas Giuliano tirou quase em cima da linha. Na sequência do lance, a bola sobrou para Welington, que soltou uma pancada da entrada da área e acertou o ângulo de Cássio.
Aos 45 minutos, Willian sofreu falta no meio de campo e ficou caído. No mesmo instante, o árbitro acrescentou mais três minutos à primeira etapa.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 50% de posse de bola, duas finalizações (uma no gol e uma para fora), dois escanteios, duas faltas cometidas, um cartão amarelo sofrido (Róger Guedes), 194 passes (79% certos), 40% de êxito nas bolas longas, 0% de acerto nos cruzamentos (cinco tentados), 33% de sucesso nos dribles, 61 perdas de posse de bola, 25 disputas de bola vencidas, nove disputas aéreas vencidas, sete desarmes, cinco interceptações e 16 cortes.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Róger Guedes sofreu falta e ficou sentindo, mas seguiu jogando. O rival entrou para a segunda etapa com linhas mais baixas, esperando os lances do Corinthians. O técnico Vítor Pereira optou por voltar a escalar Willian pela direita.
Com sete minutos, Rogério Ceni fez sua primeira mexida: sacou Eder para a entrada do atacante Luciano. Aos dez minutos, o treinador corinthiano chamou Júnior Moraes e Gustavo Mosquito no banco de reservas, tentando mudar a postura da equipe.
Antes de a dupla entrar em campo, Robson Bambu se estranhou com Calleri aos 12 minutos. O zagueiro alvinegro deu um “chega pra lá” no argentino, mas o árbitro nada marcou. Logo em seguida, Willian e Paulinho deixaram o campo para as entradas de Gustavo Mosquito e Júnior Moraes.
Aos 13, o camisa 19 recebeu em profundidade em seu primeiro lance. Ele conseguiu cruzar, mas a zaga adversária interceptou. O Timão cresceu de produção com as substituições. Aos 16, Giuliano fez bom lance pelo meio e carregou até a entrada da área. Na hora de tirar nota dez, errou o passe para Mosquito em profundidade.
Segundo gol do São Paulo: com 19 minutos, Calleri recebeu em profundidade pela direita da área corinthiana e cruzou para o meio. Alisson aproveitou e mandou para o gol.
O Corinthians aparentou sentir o segundo gol e viu o rival crescer de produção. Aos 26 minutos, João Victor sofreu falta pelo lado esquerdo do ataque. Lucas Piton cobrou na cabeça de Gil, mas o zagueiro não acertou o alvo e deu tiro de meta para o Tricolor. Dois minutos depois, Pablo Maia fez falta em Du Queiroz no meio de campo.
No lance seguinte, o Timão teve sua melhor chance até então no segundo tempo. Renato Augusto inverteu linda bola para Lucas Piton na área tricolor. O lateral-esquerdo tocou de cabeça, de primeira, para Giuliano, que estava próximo à marca do pênalti. Porém, finalizou mal e mandou nas mãos de Jandrei.
Aos 30, os jogadores de ambos os times se estranharam no campo de defesa do Timão e tiveram um princípio de briga. Porém, o árbitro conseguiu amenizar os nervos dos atletas e amarelou Du Queiroz e Luciano. Logo depois, Vítor Pereira utilizou suas últimas duas alterações e colocou Jô e Adson. Giuliano e Lucas Piton saíram de campo.
Sendo assim, a equipe ficava com dois centroavantes e sem laterais. Aos 37, o Corinthians voltou a assustar Jandrei. Adson partiu pelo meio e encontrou Jô de costas na área. O camisa 77 girou sobre a marcação e bateu com o pé ruim, mas viu a bola passar raspando a trave tricolor.
Primeiro gol do Corinthians: aos 42 minutos, o goleiro Jandrei foi tentar driblar Jô na entrada da área, mas perdeu a bola para o centroavante, que não desperdiçou o gol vazio e diminuiu o placar.
O Timão seguiu pressionando tentando o empate nos minutos finais, e viu Vinícius Gonçalves Dias Araújo acrescer seis minutos na segunda etapa. Aos 49, o Corinthians cobrou falta na área. Jandrei saiu de soco e ficou caído, mas a bola era do Timão. O banco alvinegro estava todo em pé. Porém, a equipe não aproveitou e a bola saiu em tiro de meta. Após o apito final, Adson ainda foi expulso por reclamação.
Estatísticas gerais do Corinthians no Majestoso (SofaScore): 56% de posse de bola, sete finalizações (três no gol e quatro para fora), três escanteios, nove faltas cometidas, três cartões amarelos (Róger Guedes, Du Queiroz e Júnior Moraes), um cartão vermelho (Adson), uma defesa de Cássio, 417 passes (83% certos), 46% de êxito nas bolas longas, 8% de acerto nos cruzamentos, 60% de sucesso nos dribles, 115 perdas de posse de bola, 62 disputas de bola vencidas, 14 disputas aéreas vencidas, 17 desarmes, oito interceptações e 19 cortes.
E agora?
Desclassificado do Paulistão, o Corinthians terá dez dias de treino antes do próximo compromisso, contra o Always Ready, dia 5 de abril, na Bolívia. Será a estreia da equipe alvinegra na Libertadores de 2022.
Veja mais:
Entenda por que final do Paulistão deve ser antecipada se o Corinthians passar pelo São Paulo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados