O International Football Association Board (IFAB) tornou oficial algumas alterações nas regras do futebol, nesta sexta-feira (24). Os goleiros não poderão mais fazer as conhecidas “catimbas” antes das cobranças de pênaltis, na intenção de distrair o adversário. Com isso, os arqueiros não poderão mais atrasar as batidas e estão proibidos de tocar nas traves ou na rede de seu gol.
O caso passou a ganhar mais notoriedade após o goleiro da Argentina, Dibu Martínez, fazer provocações nos jogos contra Holanda e França, na Copa do Mundo. Ambos os confrontos foram decididos na disputa de pênaltis, e a Seleção Argentina saiu vitoriosa com atuação de destaque de seu arqueiro, que é conhecido por provocar seus rivais antes das cobranças.
Além disso, o IFAB também determinou que os minutos gastos nas comemorações de gols durante as partidas deverão ser acrescidos na parte final de cada etapa. A entidade acredita que as celebrações acabam resultando em uma perda significativa no tempo dos jogos.
Outras propostas, como a mudança na duração das partidas de futebol ou uma mudança na regra de impedimento, que foram discutidas em reuniões anteriores, ainda não tiveram aprovação. As novas alterações impostas pelo IFAB passarão a valer a partir da temporada 2023/2024.
Veja mais:
Atacante do Corinthians lidera principal estatística ofensiva no Brasileirão Feminino; veja números
Corinthians está entre times da Série A que mais perderam pênaltis em 2023
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados