- Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
No dia 18 de dezembro de 1988, o ídolo Biro-Biro fazia sua despedida como jogador do Corinthians, diante do Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pelo Campeonato Brasileiro.
O duelo acabou empatado em 2×2 – gols de Gilberto Costa e Marcos Roberto – e marcou também a despedida do Timão daquela edição do Brasileirão, quando terminou na 15ª posição na classificação geral da competição.
O jogador foi marcante para o clube, não só dentro, mas também fora de campo. Biro-Biro, embora pouco badalado pela mídia da época, foi motor do time da Democracia. Era ele que ditava o ritmo das partidas e aparecia nos momentos mais importantes.
Fez 75 gols em suas 590 partidas pelo Corinthians. Biro-Biro é o volante que mais marcou gols pelo time e o quinto jogador a mais vezes ter atuado com a camisa corinthiana.
Durante sua passagem de 10 anos pelo clube, venceu o Campeonato Paulista em quatro ocasiões: 1979, depois por dois anos consecutivos em 1982, 1983 e em 1988, sua última temporada atuando pelo Corinthians.