Em entrevista ao GloboEsporte.com, o líder de Marketing do Corinthians, Caio Campos, e Fábio Petrillo, responsável pelo setor de tecnologia da Arena Corinthians, responderam diversas perguntas.
Algumas delas foram em relação as próximas novidades que serão implantadas na Arena Corinthians, após o fim da Copa América, juntamente com a empresa norte-americana, IBM, responsável pela gestão de tecnologia da Arena e também do programa Fiel Torcedor.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
– Estamos fazendo uma grande mudança de infraestrutura. Chegou servidor para ser trocado, todas as catracas vão ser trocadas depois da Copa América. Então, estamos nessa parte chata de mudar a infra para depois trazer o serviço. É um processo complexo e caro. A parte legal é que tudo é planejado. As catracas estarão funcionando em novembro. Temos na ponta do lápis – conta Caio Campos.
O programa Fiel Torcedor é questionado por muitos torcedores e a ideia a ser implantada pela IBM, esclarecida por Caio Campos, vai muito além do que o torcedor corinthiano espera:
– Queremos mudar a forma de comprar ingresso. Ainda vai acontecer de o torcedor comprar a pipoca, o refrigerante e o ingresso, tudo antes do jogo. Vai acontecer. Mas antes precisamos da infraestrutura. Tudo vai da integração. Estamos trabalhando com a IBM para trazer Wi-Fi de alta densidade. Temos mais de duas mil telas projetadas aqui dento, é o sinal digital que pode ter propaganda e publicidade dentro da Arena – detalha Caio, e segue:
– O que a IBM quer é fazer a trajetória do torcedor. Estamos discutindo um aplicativo, ele vai sair. O cara fala que vai ao jogo e entra no aplicativo. Lá, pode comprar, sabe se vai ter trânsito, reserva um carro para ir ao jogo, sabe se vai chover ou não pelo aplicativo de tempo. O que a gente quer é dar a experiência para esse cara. Desde o momento que decide a compra até o momento que volta para casa. Melhorar a experiência. Mas tudo precisa de infraestrutura e agora a gente entende que essa infra é complexa. Por isso, temos um contrato tão longo com a IBM (de dez anos).
Foto: Caio Coelho
Fábio Petrillo diz que a compra de ingressos será muito mais rápida e dinâmica:
– O torcedor pode não perceber no primeiro instante, mas vai perceber daqui a pouco as mudanças. O processo de compra de ingresso vai ser mais rápido, mais dinâmico. Vai começar a perceber principalmente no sistema do Fiel Torcedor. – detalha Petrillo, e segue:
– Essa gestão, para mim, é o principal ponto. Esse é o trabalho que vem sendo feito. Se você quer aumentar o número do Fiel Torcedor, tem de ter uma base mais parruda, um acesso mais rápido no site. São coisas muito técnicas. O torcedor, que está lá na outra ponta, nem sempre vai enxergar. Estamos falando de uma arena que já muito moderna. Não é que você estava andando de Fusca e agora vai andar de Ferrari. Na Arena, tudo funciona.
Algumas das mudanças e melhorias a serem implantadas pela empresa norte-americana com a Arena e o clube paulista são:
• Catracas mais modernas;
• Wi-Fi de alta densidade;
• Melhoria no sistema do Fiel Torcedor;
• Sinal digital com publicidade nas telas projetadas na Arena;
• Criação de um aplicativo com sistemas integrados;
Por Redação Central do Timão
A iniciativa é excelente, só não pode demorar e ficar no blá blá blá, senão será mais uma que cairá no descrédito da Fiel.
Tem que falar e fazer acontecer, pois recentemente melhorias na Arena só ficaram no disse me disse. Tem que falar e fazer para podermos falar que estão fazendo em prol do clube.
E ngm fala nada de vender meia entrada pela internet.
Tomara que vai tomando multa e multa até implementar!
Trabalho em um empresa do Grupo IBM e em questão de tecnologia e inovação mandam muito bem. Mas ressalvo que o Corinthians faça valer o contrato firmado. Essa parceria tem tudo para dar certo!