- Por Gabriel Salvati / Redação da Central do Timão
Em 25 de novembro de 2018, o herói do título da Conmebol Libertadores 2012, Emerson Sheik, se despedia do Corinthians e dos gramados. O ex-atacante entrou no segundo tempo na vaga de Mateus Vital, durante o empate em 0x0 contra a Chapecoense, na Neo Química Arena. A partida também marcou o último jogo do meia Danilo Gabriel na casa do Timão.
O jogo, apesar de ter sido movimentado na primeira etapa, não empolgou, e o estopim da partida foi a entrada dos ídolos, importantíssimos na era mais vitoriosa do clube.
“Fica um sentimento de ter feito coisas boas, de ter contribuído. Verdadeiramente espero que o torcedor tenha gostado. Eu, em particular, vou me despedindo com muito orgulho de ter vestido essa camisa e conquistado coisas importantes. Agora é hora da molecada. Vou estar por perto. É o momento deles, espero que possam ser felizes aqui, como eu fui. Ganhar aqui na frente desse torcedor é bom demais.”, declarou em entrevista ao Canal Premiere, ao final da partida.
Vindo do Fluminense, o ídolo chegou ao Corinthians em 2011, e estreou no dia 05 de junho do mesmo ano, em empate por 1×1 contra o Flamengo, no Estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão. Naquele mesmo ano, sagrou-se campeão brasileiro pelo clube do Parque São Jorge.
Em 2012, Sheik cravou de vez seu nome na história do Sport Club Corinthians Paulista. Eleito o melhor jogador da Conmebol Libertadores 2012, decidiu o jogo de ida da semifinal do torneio, contra o rival Santos, e anotou os dois gols corinthianos no jogo de volta da final contra o Boca Juniors. Emerson foi autor de cinco gols na competição, e foi titular em dez jogos, dos 14 realizados na campanha vitoriosa.
Após erguer mais dois troféus em 2013 – Paulista e RECOPA Sul-Americana, foi emprestado para o Botafogo em 2014, e retornou ao Corinthians em 2015, permanecendo até julho do mesmo ano.
A última passagem de Emerson Sheik pelo Corinthians foi em 2018, aos 39 anos de idade. Com contrato inicial de seis meses, o vínculo foi prorrogado por igual período. Sheik fez parte do histórico título Paulista daquele ano conquistado sobre o rival Palmeiras, em pleno Allianz Parque.
Ao todo, Emerson Sheik vestiu o Manto Alvinegro em 196 partidas, e anotou 28 gols. Na Neo Química Arena, o atacante atuou em 28 partidas, anotando quatro gols.
Somando suas três passagens, Sheik sagrou-se campeão em sete oportunidades: Paulistão (2013 e 2018), Brasileirão (2011 e 2015), Recopa Sul-Americana (2013), Conmebol Libertadores (2012) e Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2012).