No dia 9 de maio de 2012, o Corinthians dava mais um passo em busca da conquista de sua primeira Copa Libertadores da América
Após passar invicto pela fase de grupos, e empatar em 0x0 no jogo de ida das oitavas de final pela Copa Libertadores da América contra o Emelec, o Timão recebia o Emelec do Equador no Estádio do Pacaembu.
Superior em toda partida, o Corinthians encurralava o Emelec logo no começo do jogo. Aos sete minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Fábio Santos abriu o placar, após receber passe de Sheik e finalizar na saída do goleiro.
Ainda no primeiro tempo, o Time Paulista, com apoio de sua torcida, criou diversas oportunidades de ampliar o placar, mas foi para os vestiários com a vantagem de apenas um gol.
No segundo tempo o Timão voltou a jogar de forma fria e aos 19 minutos, após falta em Danilo, o zagueiro Chicão cobra falta para Paulinho ampliar, Corinthians 2 x 0 Emelec.
Após o segundo gol, o Alvinegro passou a segurar o jogo, até que aos 40 minutos do segundo tempo, o meia Danilo deixa Alex livre para marcas e dar números finais à partida.
Corinthians vencia o jogo por 3×0 e enfrentarIa o Vasco da Gama nas quartas finais da competição.
FICHA TÉCNICA: CORINTHIANS 3 X 0 EMELEC
Local: Estádio do Pacaembu
Data: 9 de maio de 2012
Renda: R$ 2.286.061,00
Público: 34.329
Horário: 22 horas
Árbitro: Dario Ubriaco (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas e Marcelo Costa (ambos do Uruguai)
Cartões Amarelos: Pedro Quiñonez, Carlos Quiñonez e Figueroa (Emelec); Paulinho (Corinthians)
Gols: Fábio Santos, aos sete minutos do primeiro tempo, Paulinho, aos 19, e Alex, aos 40 do segundo tempo (Corinthians)
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson (Alessandro), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson Sheik (Douglas) e Willian (Liedson). Técnico: Tite
EMELEC-EQU: Dreer; Carlos Quiñonez (De Jesús), José Quiñónez, Achilier e Baguí; Pedro Quiñónez, Gaibor, Giménez e Valencia (Mera); Mondaini e Figueroa. Técnico: Marcelo Fleitas
Por Ciro Hey / Redação Central do Timão