Há exatos 99 anos, no dia 25 de janeiro de 1923, o Corinthians jogava a sua primeira partida no estádio Alfredo Schürig, conhecido popularmente como ‘Fazendinha’. O jogo em questão era válido pelo segundo turno do Campeonato Paulista de 1922, contra a equipe do Syrio. O clube do Parque São Jorge saiu com a vitória por 1×0, com gol de Gambarotta, de cabeça.
Na época, o Alvinegro entrou em campo como visitante, pois o espaço pertencia ao Esporte Clube Syrio. O Timão tinha como casa o estádio da Ponte Grande, situado em um terreno da antiga rua dos Imigrantes, na Região Norte da cidade de São Paulo.
O Corinthians comandado por Guido Giacominelli entrou em campo com: Mário, Garcia, Del Debbio, Rafael, Amílcar, Ciasca, Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues.
Com a vitória sobre o Syrio, a equipe do Parque São Jorge começou a engrenar, o que acabou culminando com o título paulista, o terceiro na história e o segundo do histórico tricampeonato estadual de 1922/1923/1924.
Em 1926, o Alfredo Schürig passou a ceder jogos do Corinthians. No entanto, com o crescimento da Fiel Torcida, o Timão começou a disputar as partidas no Morumbi e no Pacaembu. O último jogo na Fazendinha foi no dia 3 de agosto de 2002, contra o Brasiliense, por 1×0, com gol de Fabinho.
Atualmente, a Fazendinha sedia jogos das categorias de base do clube, do futebol americano e do futebol feminino.
Confira o retrospecto do Timão na Fazendinha:
Ao todo, foram 469 partidas oficiais do Timão no local, com um aproveitamento de 74%: 347 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. A equipe alvinegra marcou 1.321 gols e sofreu 480 no estádio.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados