- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Há exatos 91 anos, o Corinthians iniciava uma longa história de rivalidade e, na maioria das vezes, de vitórias contra um de seus maiores rivais. No dia 25 de maio de 1930, foi disputada pela primeira vez uma partida do clássico Majestoso, entre o Timão, que venceu o duelo por 2×1, e o São Paulo, que na época era chamado de São Paulo da Floresta.
Até então, o Alvinegro, fundado em 1910, já havia vencido sete títulos paulistas. A partida em questão também ocorreu pelo estadual e foi disputada no estádio Alfredo Schürig. O então técnico Virgilio Montarini mandou a campo uma equipe já consagrada por ter conquistado o bicampeonato do Paulista em 1928 e 1929: Tuffy; Grané, Del Debbio, Nerino, Munhoz; Guimarães, Neco, Rato; Filó, De Maria, Gambinha.
O time da casa começou bem, inaugurando o placar logo aos 17 minutos do primeiro tempo com o centroavante Gambinha. O rival, que tinha Friedenreich como destaque, empatou três minutos depois com gol do meio-campista Siriri. No segundo tempo, o Alvinegro foi para cima e voltou a ficar na frente do placar aos 28 minutos, com Filó dando números finais ao duelo.
Após este confronto, os dois rivais já se enfrentaram mais de 300 vezes na história. O Corinthians obteve 131 vitórias, com 111 empates e 106 derrotas. Foram, ao todo, 499 gols marcados pelo Timão e 470 sofridos.
Leia mais:
Sylvinho é apresentado pelo Corinthians e afirma: ”A garra é a marca desse clube”
Novo treinador do Corinthians, Sylvinho explica como trabalhará com poucos reforços
Veja a repercussão da primeira coletiva de Sylvinho como novo técnico do Corinthians