- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
No dia 28 de abril de 1940, o Corinthians fazia seu primeiro jogo no recém-inaugurado Pacaembu, que era onsiderado na época como maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para 70 mil pessoas.
Para estreia do estádio, foi realizada a Taça Cidade de São Paulo, com quatro equipes se enfrentando em semifinais e final. Na partida inaugural, o Palmeiras venceu o Coritiba por 6 a 2. Na seguinte, o Corinthians encarou o Atlético-MG, para um público de 50 mil pessoas.
O Timão venceu o duelo por 4×2. O primeiro gol da partida foi marcado por Servílio que abriu o marcador para o Corinthians. Em dois minutos, o Galo virou o placar com dois gols de Manja, aos 11 e aos 13. Só que o Timão não demorou para reagir. Aos 23, Dino empatou o marcador.
No segundo tempo, o Alvinegro Paulista dominou a partida e marcou mais gols com Carlinhos e Lopes, se garantindo na final da Taça Cidade de São Paulo. Mesmo sem ficar com o título, o Clube do Parque São Jorge marcava na história sua ligação com o Pacaembu que perdurou por oito décadas.
No Pacaembu, o Corinthians soma 1699 partidas, com 969 vitórias, 399 empates e 331 derrotas. O Alvinegro marcou 3321 gols e sofreu 1934. Foram oito títulos conquistados.
O maior público de um jogo do Corinthians no Pacaembu foi registrado em 1942, no clássico entre Corinthians e São Paulo válido pelo Campeonato Paulista. Naquele dia, o público total foi de 71.281 pessoas. Já a despedida oficial do Corinthians do Pacaembu ocorreu em 2014. Em partida válida pelo Brasileirão, o Timão venceu o Flamengo por 2 a 0. A partir daquele dia o Alvinegro passaria a atuar na Neo Química Arena.
A última visita do Timão no Pacaembu foi em 2019, como visitante, o Alvinegro disputou um Derby contra o Palmeiras e empatou por 1 a 1, em jogo do Brasileirão. Por sua vez, o último triunfo como mandante ocorreu em 27 de janeiro de 2018, ao vencer o clássico Majestoso contra o São Paulo por 2 a 1, pelo Paulistão.
Leia também:
Gaviões da Fiel emite nota sobre as votações das contas de 2019 e 2020
Ex-Corinthians, Tévez volta a ser carrasco do Santos em jogo da Libertadores
Camacho projeta confronto entre Corinthians e Peñarol: ”É uma decisão”