- Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
Em 1948, o Torino visitou o Brasil e enfrentou o Corinthians, realizando uma de suas últimas viagens fora da Europa antes do acidente; relembre
Em 21 de julho de 1948, o Corinthians enfrentou o Torino, da Itália, em amistoso no Pacaembu. Para além de um encontro entre europeus e sul-americanos – algo comum no século XX – o jogo marcou a despedida entre dois clubes que haviam construído laços de amizade. Isso porque, em 1914, as equipes já haviam feito duas partidas duríssimas em São Paulo, ambas com vitória dos italianos.
Só que, no Pacaembu, o resultado foi diferente. Já com nomes que formariam a base do time dominante no cenário estadual da década de 1950, como Baltazar e Cláudio, o Corinthians derrotou os italianos por 2×1, com gols de Baltazar e Colombo. Na ocasião, o Timão foi um dos poucos times a derrotar o ‘Gran Torino’, como era conhecida a equipe italiana na época.
Se hoje em dia o clube de Turim briga por pouca coisa no Italiano, naquela época era bem diferente. A equipe era a sensação da Europa e formava a base da seleção italiana para a Copa de 1950, que viria ser realizada no Brasil. De 1942 a 1949, venceram todos os Campeonatos Italianos, além da Copa da Itália.
Porém, os tempos de sucesso viriam a ser interrompidos menos de um ano após a visita ao Brasil. No dia 4 de maio de 1949, após deixar a cidade de Lisboa rumo a Turim, o avião que carregava os atletas chocou-se contra a Basília de Superga, já na cidade italiana, protagonizando a Tragédia de Superga, que levou todos os jogadores do time, além de membros da comissão técnica, tripulantes e jornalistas, a óbito.
Veja a ficha técnica do jogo:
Corinthians 2×1 Torino
21 de julho de 1948
Estádio do Pacaembu
Amistoso Internacional
Corinthians: Bino, Rubens, Belacosa, Palmer, Hélio, Newton, Cláudio, Baltazar, Severo (Edélcio), Ruy e Colombo. Técnicos: Cláudio/Hélio/Servílio.
Torino: Bacigalupo (Bani), Ballarin, Tomá, Grezar, Rigamonti, Martelli, Menti, Castigliano, Gabetto, Mazzola e Ferraris. Técnico: Leslie Lievesley.
Gols: Baltazar (43′), Colombo (70′) e Gabetto (81′).
Agora veja a lista dos jogadores falecidos na Tragédia de Superga:
Valerio Bacigalupo, Aldo Ballarin, Dino Ballarin, Milo Bongiorni, Eusebio Castigliano, Rubens Fadini, Guglielmo Gabetto, Ruggero Grava, Giuseppe Grezar, Ezio Loik, Virgilio Maroso, Danilo Martelli, Valentino Mazzola, Romeo Menti, Piero Operto, Franco Ossola, Mario Rigamonti, Julius Schubrt; além do técnico, Leslie Lievesley.
No dia 8 de maio, quatro dias após o acidente, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa com uma camisa grená, em homenagem às cores do Torino.
Já em 2011, o time do Corinthians relembrou a homenagem e lançou o uniforme III na cor grená, além de contar com o desenho de São Jorge. A camisa chegou a vencer o título de ‘mais bonita do mundo’.